Dia das Mães: Um menu delicioso para comemorar em família

O dia das mães é uma data muito especial que homenageia a pessoa que nos ensinou verdadeiramente o que é o amor. A história conta que essa celebração teve origem nos Estados Unidos no início no século XX, onde Anna Jarvis, após perder sua mãe e, profundamente deprimida, resolveu lutar por uma data que homenagearia o sentimento materno. Após seu esforço, Anna conquistou um memorial em nome da sua mãe que foi realizado em maio de 1908, considerado assim, o primeiro Dia das Mães.

Aqui no Brasil, para celebrar este dia, tornou-se bastante comum presentear a sua mãe com um almoço delicioso. Pensando nisso, montamos um menu completo e incrível para você que considera cozinhar um ato de amor. Confira e se surpreenda com 

Entrada


Foto de Georgia Zeringota e Paula Weber – Pitadas & Palpites

Para abrir o almoço de dia das mães de forma elegante e diferente, apresentamos uma salada de peras com creme de gorgonzola e nozes. Essa combinação permite o equilíbrio perfeito agridoce, entre o sabor suave da pera e o gosto marcante presente no queijo gorgonzola. 

Ingredientes

2 a 3 peras maduras

2 colheres de sopa de caldo de limão

1 caixa de creme de leite

½ limão

100 gramas de queijo gorgonzola

50 gramas de nozes picadas

Modo de Preparo

Comece fazendo o molho de gorgonzola, colocando em um refratário, o creme de leite e 100 gramas de gorgonzola cortados em cubos. Depois leve ao microondas por 1 minuto, retire, mexa e coloque por mais 30 segundos. Deixe esfriar.

Descasque as peras, cortando-as ao meio no sentido do comprimento. Não esqueça de retirar o centro com os caroços, após, regue os pedaços com limão para que não escureçam.

Para a montagem, você pode colocar as fatias de pera em um bonito prato, distribuindo o molho de gorgonzola por cima. Salpique as nozes picadas e está pronta a sua entrada!

Esta quantidade serve entre 2 a 4 pessoas e permite que você reserve os ingredientes já prontos para montar o prato somente na hora de servir, se caso seja a sua preferência.

Prato principal


Foto da Dicas Yroyak

 

Para o prato principal pensamos em um Steak Tartare com batatas. Esta é uma receita que em partes tem dupla nacionalidade, pois o Steak Tartare nasceu na Alemanha, mas foi somente na França que ele se tornou conhecido.

Receita Steak Tartare

800 gramas de filé mignon fresco e super limpo

2 xícaras de chá de maionese

1 dente de alho picado fino

1 ½ colher de sopa de azeite

1 colher de chá de molho inglês

2 colheres de chá de mostarda de Dijon

½ colher de chá de molho de pimenta tabasco

1 colher de sopa de cebolinha francesa picada

3 colheres de sopa de alcaparras bem picadas

1 cebola roxa picada fino

4 pepinos em conserva picados

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo do Steak Tartar

Comece cortando o filé mignon em cubos bem pequenos e iguais, após, reserve na geladeira. Em um refratário coloque todos os outros ingredientes para fazer o molho e misture até ficar bem emulsionado. Junte a carne com o molho e misture tudo. Prove e caso achar necessário, corrija sal, pimenta e azeite. Leve para geladeira e quando a batata estiver pronta, sirva-o em um molde de aro para ficar na forma arredondada.

Receita batata

800 gramas de batata inglesa

Óleo para fritar

Modo de Preparo das batatas

Descasque as batatas e corte-as em palitos grossos. Leve uma panela média com bastante óleo ao fogo médio por 10 minutos. Quando o óleo estiver quente o suficiente, acrescente as batatas e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire-as e deixe esfriar.

Quando for servir o steak tartare, esquente a panela com óleo novamente, mas dessa vez em fogo alto por 10 minutos. Frite as batatas que estavam pré-cozidas até que fiquem douradas e crocantes. Com uma escumadeira, retire-as do óleo e deixe secar em um prato com papel toalha. Tempere a gosto com sal e sirva-a com o Steak Tartare em um prato.

Sobremesa


Foto de Beth Porto – Tá na Mesa

 

Uma das partes mais esperadas de um menu é a sobremesa. A escolha foi um petit gateau de doce de leite, cremoso, dourado e deliciosamente apaixonante. Temos certeza que irá finalizar seu almoço de dia das mães com chave de ouro, deixando todos com gostinho de quero mais.

Ingredientes

¾ de xícara de doce de leite cremoso

2 colheres de sopa rasas de manteiga

2 colheres de sopa de açúcar refinado

Óleo para untar forma

½ de xícara de farinha de trigo

1 ovo

1 pitada de flor de sal

1 pitada de canela em pó (opcional)

Modo de Preparo

Inicie esse prato untando com óleo e farinha de trigo 4 forminhas individuais. Em um refratário, misture o doce de leite, a manteiga e leve ao microondas. De 20 em 20 segundos, abra e misture, até que a manteiga derreta por inteiro e se integre bem ao doce. Após, reserve em temperatura ambiente.

Em um outro recipiente, junte o ovo, o açúcar e bata rapidamente com um fouet até que fique uma mistura esbranquiçada. Por cima peneire ¼ de xícara de farinha de trigo e acrescente a flor de sal e canela, continuando a bater até que tudo se integre.

Junte o conteúdo dos dois recipientes e misture novamente. Com essa massa, encha as forminhas e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. Esta etapa parece dispensável, mas ela é extremamente importante para que os bolinhos fiquem com o recheio mole.

Após essa pausa, você pode levar as forminhas ao forno pré aquecido em 220°C por 7 a 8 minutos. Preste atenção nesta etapa, pois, se o bolinho ficar tempo demais, ele irá assar por inteiro.

Sirva em seguida ainda quente e finalize o almoço de dia das mães proporcionando todo seu amor à essa incrível mulher.

 

 

 

Compartilhe esta publicação