Micro-momentos e como eles têm afetado a vida de empreendedores

A vida é vivida em momentos, mas há quem diga também que ela possa ser vivida em micro-momentos. E o que isso significa para você? Do ponto de vista do marketing, micro-momentos são estímulos que ocorrem em pequenas frações de tempo durante a jornada do comprador (todo caminho que um potencial cliente percorre antes de se tornar um cliente de fato). Explicando de forma prática, são aqueles instantes que uma pessoa usa o smartphone para satisfazer alguma vontade pontual, seja para aprender, fazer, descobrir, assistir ou comprar algo.

A partir do momento que essas ações passaram a se tornar mais frequentes no dia-a-dia do ser humano, o padrão de consumo mudou. As decisões de compra são tomadas hoje em dia, muito mais no impulso do momento e de acordo com as necessidades pontuais. Isso implica para o mercado que não existe mais uma hora certa para uma pessoa realizar uma compra. O varejo é um dos principais setores que tem sido afetado por conta disso. Inclusive, pesquisas apontam que um a cada três consumidores preferem consultar o celular dentro de uma loja, do que pedir informações a um atendente. São justamente nesses micro-momentos que as expectativas dos consumidores ficam mais altas do que o normal.

Como o Google classifica os micro-momentos?


O Google é uma ferramenta gigantesca de busca, onde muitas pessoas procuram informações sobre produtos e serviços. Com a alta do tema micro-momentos, a empresa passou a enxergar uma nova forma de pensar o relacionamento entre consumidor e plataforma.

A partir disso, criou-se uma classificação dos diferentes tipos de micro-momentos fundamentais, possíveis de formar as preferências do consumidor, estimular comprar e consequentemente, aumentar os lucros. São eles:

  • Momento eu quero saber: é descrito pela satisfação de uma curiosidade;
  • Momento eu quero ir: quando as ferramentas de localização dos smartphones ajudam as pessoas a chegar aonde  elas desejam;
  • Momento eu quero fazer: o usuário busca informações sobre como fazer o que desejam, ex: receitas, dicas de maquiagens, penteados, decoração etc;
  • Momento eu quero comprar: são os momentos em que o usuário busca informações sobre determinado produto antes de comprar; as motivações podem ser repor algo quebrado ou mesmo obter informações sobre alguma novidade.

Ter um site bem rankeado no Google pode te ajudar a vender mais, porque as pessoas buscam respostas rápidas hoje em dia. Neste novo cenário, as marcas dificilmente farão sucesso se não forem capazes de colocar esse micro-momentos em prática, atendendo as demandas, entendendo e conectando com os seus clientes. Portanto, se você quer que sua empresa tenha destaque, estude e invista em conteúdos com esses conhecimentos.

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