Minimalismo na Arquitetura e Decoração: dicas para começar hoje!

O minimalismo na arquitetura e decoração não representa apenas uma tendência; ela é uma abordagem atemporal que transforma espaços com sua pureza estética. Ao valorizar a simplicidade, funcionalidade e espaços vazios, essa abordagem permite conceber projetos simples e elegantes. Inspirada na cultura japonesa, estilo escandinavo e movimentos cubistas, a arquitetura minimalista se sobressai, especialmente em ambientes urbanos contemporâneos. Aprenda como utilizá-la hoje!

Principais características do minimalismo

Projetos minimalistas destacam-se por poucos itens decorativos, formas geométricas, móveis de design simplificado e cores neutras. A integração de materiais modernos, como concreto, vidro e aço, redefine a estética dos ambientes, veja como explorar este estilo.

 

Menos é mais: O minimalismo na arquitetura de interiores

A decoração minimalista na arquitetura e design de interiores requer um exercício de equilíbrio despojado e deliberado. Cada escolha e cada elemento são cuidadosamente ponderados para alcançar uma estética de beleza simplificada, onde a máxima menos é mais, é levada a sério.

Ao planejar um projeto minimalista, a busca pela funcionalidade é prioritária. A beleza não é sacrificada, mas muitos elementos decorativos são deixados de lado em favor da praticidade. O minimalismo chega ao seu ápice quando não há mais nada para remover, quando apenas o essencial permanece.

 

WKollection eStúdio Oceano Apartamento Minimalista.

Organização dos elementos

Organize os elementos do espaço para obter maior amplitude! Dispor móveis e objetos de maneira mais espaçada, proporcionará uma sensação de que o espaço é maior. Cada item tem seu lugar designado, configurará um ambiente organizado e harmonioso. Ao explorar esse estilo, você pode contribuir para a sensação desejada usando objetos suspensos ou com suporte invisível.

O uso de linhas retas é outra característica marcante. Formas geométricas simples, especialmente as linhas retas, guiam a seleção de móveis e elementos da decoração. Embora outras formas, como espelhos e mesas circulares, não sejam proibidas, elas devem ser usadas com parcimônia para não dominar o ambiente.

 

WKollection eStúdio Oceano Apartamento Minimalista.

Luz e cores dentro do aspecto minimalista

A luz natural desempenha um papel fundamental na estética minimalista. Janelas amplas, cortinas translúcidas e a disposição estratégica das entradas de luz contribui para criar uma atmosfera leve e arejada. 

A paleta de cores prioriza os tons neutros com o branco frequentemente atuando como cor base. O contraste é obtido através do uso do preto ou tons mais escuros. Móveis em tons pastel, madeira sustentável e outros materiais são incorporados com cautela para não roubar a atenção do conjunto.

 

WKollection eStúdio Oceano Apartamento Minimalista.

WKollection: eStúdio Oceano

A equipe da arquiteta Beatriz Zeglin projetou a leveza da unidade a unidade 1201A, do eStúdio, com base no conceito minimalista, por meio da pureza dos materiais e formas retas dos móveis. O contraste entre luz e cores, claro e escuro, ressignifica e resgata o que realmente importa dentro de casa. Na área do living, um sofá de dois lados serve de apoio para a área de TV e mesa de jantar. Uma caixa preta pintada é utilizada para camuflar o corredor e dar a sensação de painel de TV mais amplo.

As áreas da lavanderia e cozinha possuem uma base clara e bem iluminada, com o fechamento da área de serviço feito com vidro martelado e as bancadas de ambos os espaços em pedra pitaya, mantendo o padrão Black and White do apartamento é mantido.

Já no quarto utilizamos uma cama em estilo tatame, sem os pés, para manter o ambiente limpo e leve. As paredes têm texturas brancas, como postulado na parede, mesa ripada e painel perfurado. Em todo o imóvel exploramos os efeitos da iluminação nos ambientes com arandelas focadas em obras, luzes indiretas e perfis de led, permitindo que o morador crie diferentes atmosferas dentro do lar.

 

Conheça as unidades que fazem parte da última edição da WKollection.

 

Quer conhecer os melhores empreendimentos de alto padrão? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você.

    Interesse: AluguelVenda

     

    Compartilhe esta publicação