Mirante da Hercílio Luz se completa com a reabertura da Ponte

Há exatos seis anos a WKoerich entregou para comunidade a revitalização do Mirante da Ponte Hercílio Luz, um espaço público muito importante para toda a grande Florianópolis.

Mesmo com a ponte fechada, ele já servia ponto de parada obrigatório para os turistas e local de lazer para os moradores. Agora, com a ponte finalmente reaberta ao público, o espaço se torna completo.

A reforma da Hercílio Luz ainda não está totalmente concluída, devendo se estender até o mês de março. Ainda assim, a possibilidade de passar de ônibus ou caminhar sobre este patrimônio já enche de alegria os catarinenses.

Nos primeiros dias do ano, o que se pôde ver no Mirante foi um público entusiasmado em poder ver de perto esta obra tão importante, em um local tão bonito, preservado e com uma vista privilegiada.

Conheça um pouco mais sobre a história da Hercílio Luz

Idealizada por Hercílio Pedro da Luz, então governador da cidade na época, a ponte teve sua inauguração oficial em 13 de maio de 1926. O que de início seria uma ligação de acesso do continente para ilha, acabou de se tornando uma das obras mais marcantes do estado.

Inicialmente o projeto contemplava uma estrutura com viga treliçada. No entanto, depois de algumas mudanças o resultado final foi o projeto de uma ponte pênsil com olhal. O projeto ousado custaria hoje cerca R$ 1,7 trilhão se convertêssemos a moeda da época (réis) em reais.

1956 (Acervo UFSC Divulgação) – 2014 (WKoerich Divulgação)

O tempo passou e a interdição aconteceu

Por conta da deterioração em sua estrutura, a ponte foi completamente fechada pela primeira vez em 1982. Em seguida, foi reaberta para a passagem de pedestres, motos e bicicletas, mas, novamente em 1991 ela foi fechada definitivamente e de sua estrutura foi completamente retirado o piso asfáltico.

De lá até então foram inúmeros contratos e licitações para reformas e reabertura, até que finalmente, em dezembro de 2019, a Hercílio Luz foi devolvida aos catarinenses.

Até hoje, a ponte continua sendo um grande motivo de orgulho. Especialmente por ter sido tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis, em 1992.

Durante a semana ficam abertas as passarelas e, aos finais de semana também são liberadas as pistas para os pedestres. Assim segue a programação até março de 2020. Muito mais que parte da história de Santa Catarina, ter a Hercílio Luz aberta novamente proporciona mais uma opção de lazer para turistas e moradores, como uma verdadeira experiência ao ar livre.
É um momento histórico para nossa cidade e estamos muito felizes em poder participar e fazer parte disso!

Se você pretende fazer sua visita à ponte, aproveite também para contemplar este cartão postal de Florianópolis no Mirante revitalizado pela WKoerich!

Compartilhe esta publicação