Modelos de cabeceira para cada estilo de decoração

O quarto é um dos ambientes mais importantes da casa, precisa ser aconchegante e proporcionar bem-estar em todos os momentos. A tarefa de escolher uma decoração para esse espaço pode começar pela cabeceira da cama, trazendo além de conforto, mais sofisticação ao cômodo. Esse item além de decorar também cumpre a função de conservar a superfície da parede e proteger a cabeça. 

Geralmente as camas não possuem a parte da cabeceira, e podem ser compradas separadamente. Isso possibilita a liberdade de escolher entre diversos modelos aquele que irá complementar melhor o seu estilo. Se você tem dúvidas sobre qual tipo de cabeceira utilizar, confira as dicas a seguir.

Modelos

Existem diversas opções disponíveis em diferentes materiais, é interessante atentar-se aos principais modelos e suas funcionalidades. Alguns tipos de cabeceiras cobrem a parede do chão ao teto, conferindo um estilo único ao quarto. Essas peças podem ser fabricadas tanto em materiais sólidos como a madeira, ou a partir de matérias primas texturizadas.

Painel
Esse modelo proporciona um encaixe perfeito da cabeceira, podendo ocupar toda a parede.

Embutida
Recomendadas pela sua praticidade e otimização do espaço.

Modular
O tipo de cabeceira versátil que permite a criatividade, pode ser customizada para cobrir toda a parede.

Tecido
As cabeceiras de tecido são as mais procuradas, pela grande variedade de cores, estampas e texturas.

Cabeceira estofada

A cabeceira estofada com tecido é indicada para quem fica sentado na cama por um longo tempo. Tecidos como o suede, veludo, jacquard e linho, por exemplo, ficam bem aplicados em cabeceiras estofadas por proporcionarem mais conforto para o ambiente.

Cabeceira capitonê

Esse formato de cabeceira é um clássico e as formas do tecido são criadas através da aplicação de botões. O estilo dessa cabeceira tem origem inglesa, pode conferir sofisticação ao quarto, podendo ser combinada com pufes e luminárias próximas a cama.

Cabeceira de madeira

Esse material é tendência em design de interiores, e traz ao ambiente um toque orgânico e minimalista. A aplicação da madeira está ligada ao estilo rústico japandi, que tem o objetivo de valorizar a matéria prima natural aliada ao conforto e tranquilidade.

Tamanhos

Antes de começar a decorar o seu quarto, é necessário saber o tamanho da cama que receberá a cabeceira. Para um posicionamento adequado a cabeceira deve ser maior ou da mesma largura da cama. As medidas padrão para cama são as seguintes: solteiro (0,88cm x1,88m), casal (1,38m x1,88m), queen (1,58mx1,98m) e king (1,93m x 2,03m).

As dimensões do quarto influenciam diretamente na escolha de uma cabeceira. Para ambientes menores recomenda-se optar por uma cabeceira larga no sentido horizontal, enquanto em ambientes com pé direito alto a aplicação de uma cabeceira também alta, para trazer a sensação de proporcionalidade.

Materiais

Além de conforto, a cabeceira precisa harmonizar visualmente com as cores e decoração do quarto. As cabeceiras em tons pastel ou bases neutras são recomendadas para obter uma atmosfera minimalista, romântica, ideal para quem busca decorar sem exageros. A paleta de cores pastel retornou há alguns anos ao mundo do design, deixando de ser apenas usada em quartos infantis, para se tornar tendência.

A escolha de uma paleta de cores mais escura combinada com uma cabeceira capitonê é sinônimo de sofisticação. Para obter um resultado como esse, é interessante investir em tecidos como o couro, que complementam a sua composição elegante.

A aplicação de um recamier pode ser outra maneira de trazer estilo para a decoração do quarto, além de harmonizar com a cabeceira. Essa peça geralmente fica aos pés da cama e auxilia no momento de sentar para calçar os sapatos ou apoiar peças de roupa.

Utilize as opções de cabeceira a seu favor, para criar um espaço de descanso original e acolhedor em todos os momentos.



Compartilhe esta publicação