Moradia pós-pandemia: o que será tendência no “novo normal”?

Você já parou para pensar sobre como serão as residências no “novo normal”?

O ano de 2020 talvez tenha sido aquele em que as pessoas mais passaram tempo dentro de suas casas. Não por acaso, o contexto de isolamento social mudou a forma com que enxergamos e nos relacionamos com nossos lares. Frente a essa nova realidade, algumas tendências prometem ditar o futuro dos espaços residenciais no pós-pandemia.

Pensando nisso, o canal de lifestyle Nossa Casa, do UOL, reuniu nomes relevantes da arquitetura brasileira para elencar os padrões de arquitetura e decoração que devem ganhar força no “novo normal”.

Quais as tendências mais marcantes para as residências no “novo normal”?

Selecionamos alguns dos pontos mais interessantes apontados pelos arquitetos.

Espaços mais bem estruturados para home office

Por mais que o home office já fosse uma tendência crescente, a pandemia acelerou significativamente a sua adesão. Com isso, cada vez mais profissionais começaram a buscar por espaços próprios em casa para se dedicarem ao trabalho remoto.

Assim, mais que uma simples mesa para o computador, a tendência é que as casas passem a ter espaços próprios e bem delimitados para separar os momentos de trabalho dos horários livres.

Neste projeto para um decorado do eStúdio K-Platz podemos notar que até mesmo um espaço flexível e integrado ganhou uma delimitação específica para o “escritório”, com bancada própria, cadeira confortável e móveis planejados para armazenamento.

Retorno das bancadas de estudo

Por falar em bancadas, a matéria também aponta que elas vão voltar com tudo para os quartos de estudantes. Se antes os espaços para estudar estavam perdendo vez na arquitetura moderna, agora a necessidade de aulas à distância transformou esse padrão, marcando o retorno de mesas, balcões e escrivaninhas próprias para essa finalidade.

Neste projeto para um decorado do Atlantique Residence podemos perceber como a bancada se integra com o quarto para fornecer um local próprio e confortável para leituras, estudos, realização de tarefas e outras atividades.

Maior valorização do lazer

Ao passar mais tempo dentro de casa, as pessoas também voltaram suas atenções às atividades de lazer que poderiam realizar sem precisar sair de suas residências.Com isso, espaços e áreas de entretenimento presentes nos condomínios voltaram a ter destaque, garantindo lazer e qualidade de vida para os moradores.

O cinema do Naval Clube Residencial exemplifica muito bem essa tendência, que é reforçada por locais como áreas de jogos, salão de festas, espaço gourmet, piscina, garage band, quadra, sauna, pomar e outros espaços.

Cozinhas como protagonistas

As refeições em casa também prometem voltar a ser uma tradição no “novo normal”, com pessoas se reunindo na cozinha e explorando novas possibilidades culinárias que as reconectam com seus gostos, tradições e sabores preferidos.

Neste projeto para um decorado do eStúdio Central a cozinha ganha relevância através da composição dos elementos, com cores leves e convidativas, espaço bem delimitado para uma boa circulação, bancada confortável e itens para uma experiência gastronômica mais completa.

Janelas mais amplas

Como a tendência para o novo normal é passar mais tempo dentro de casa, a ideia é também garantir mais luz natural e uma excelente ventilação para os moradores. Por isso, as janelas amplas devem ser ainda mais utilizadas, garantindo uma interação maior do interior com o mundo externo.

Neste vídeo, mostramos como o conceito é valorizado no eStúdio K-Platz. A luz natural é muito bem aproveitada, inclusive com divisórias de vidro junto ao outro ambiente, que regulam melhor a iluminação para o restante do apartamento com o apoio de persianas.

Mais verde dentro de casa

Ainda em relação ao contato com o exterior, nada melhor do que trazer elementos naturais para dentro de casa. Decorar a residência com plantas é uma tendência que agrega mais conforto térmico e bem-estar.

Seu uso pode ocorrer de forma pontual, para não sobrecarregar o ambiente, como neste projeto para um decorado do eStúdio K-Platz.

Integração e multiuso

Por fim, para dar mais dinamismo e integração às casas e apartamentos, os ambientes separados por função darão lugar a espaços multiuso.

De forma mais moderna e acolhedora, as varandas e salas de estar agora podem ser utilizadas em conjunto, assim como a cozinha e a sala de jantar, entre outros exemplos semelhantes.

Neste projeto para um decorado do Atlantique Residence podemos perceber como a sala de jantar e a cozinha ocupam um mesmo espaço. A bancada em ilha delimita bem a função de cada ambiente, mas sem deixar de preservar seu uso integrado e mais amplo.

Gostou do artigo? Os empreendimentos WKoerich já são projetados seguindo essas premissas e oferecem o que há de melhor para você viver bem. Conheça nossos empreendimentos e encontre o imóvel dos seus sonhos.

Compartilhe esta publicação