Móveis e eletrodomésticos – A internet das coisas

A tecnologia invadiu o dia a dia e é impossível viver sem ela. Vivemos conectados aos celulares como se eles fossem uma extensão dos corpos, sendo o lado bom disso à facilidade de organizar a rotina. Imagine uma situação corriqueira: numa manhã você coloca todas as roupas na máquina de lavar, mas na correria, esquece de ligar a máquina e sai para o trabalho. No meio da manhã lembra-se desse fato e acessa seu celular onde um aplicativo da início ao processo de lavagem. Ou, você está em casa e vai preparar o jantar, abre a geladeira e descobre que faltou a carne ou uma verdura. Já na porta da geladeira, um sistema interligado diretamente ao supermercado faz o pedido e em poucos minutos a entrega é feita na sua casa.

Tudo isso está bem mais próximo do que imaginamos de acontecer. A Internet das coisas já existe. Como exemplo, o relógio inteligente Apple Watch que além de informar as horas, pode medir seus batimentos cardíacos, responder mensagens, ver fotos, mapas e redes sociais.

A gigante fabricante de linha branca nos Estados Unidos Whirlpool – que no Brasil é dona da Brastemp aposta em eletrodomésticos conectados a internet e já possui um linha inteligente própria com máquinas de lavar, secadoras e geladeiras. Outra empresa que já integra essa tecnologia é a LG com fogões ligados a internet onde você pode, por exemplo, acessar as receitas. Porém, grande parte dessas tecnologias ainda são muito caras e poucos acessíveis no Brasil.

Já a Smart House – ou casa inteligente é uma realidade no Brasil e é equipada com diversos dispositivos capazes de facilitar o controle de acesso, acender luzes nos corredores do prédios, acionar aparelhos elétricos, sistemas de áudios e vídeos, tudo por meio de aplicativos de celulares. A comodidade é o grande pilar dessas novas tecnologias.

Recentemente, no Salão de Imóvel de Milão o projeto do escritório Lift-Bit seguiu a tendência da Internet das Coisas e apresentou um sofá modular, permitindo que, em poucos segundos, seja regulado pelo celular ou apenas esticando a mão a alguns centímetros do tecido. O número de hexágonos utilizados fica à critério do cliente e com isso, é possível montar um lounge para escritório, uma cama, poltrona e o que mais vier a mente.

É o mundo se reinventando e criando novas histórias. 

Compartilhe esta publicação