O Minimalismo como estilo de vida

A ideia é simples: viver com o que é essencial. Você vive assim ou ainda é uma utopia? As gerações têm se modificado de forma significativa em relação a maneira de consumir nos últimos 30 anos.  Os jovens da geração Y, conhecidos como Milenium são mais conscientes, mais preocupados com o meio ambiente e, estão mais atentos aos impactos negativos que o capitalismo exagerado oferece.

Toda essa transformação chegou à arquitetura por meio de um consumo personalizado na maneira de morar. Ambientes menores, mais práticos e funcionais e que atendam as obrigações do cotidiano de modo simples. Os jovens da geração Millenium não necessitam de um grande apartamento, com 3 ou 4 quartos – tudo isso ocupa muito tempo de vida com cuidados, manutenção e limpeza, por exemplo. Essa geração é adepta dos lofts, stúdios, e apartamentos com conceito aberto que oferecem praticidade tanto dentro quanto fora de suas residências, já que geralmente estão localizados nos principais centros urbanos.

A busca pela harmonia prevalece – hoje, o minimalismo é esse estilo onde o que é importante é a garantia de empregar melhor os recursos. Na decoração, o menos é mais: o formato é simplista, as projeções retas, os revestimentos são naturais como a madeira ou o uso do concreto bruto. Tudo é clean e limpo, o branco opera como cor base da decoração. Tudo fica mais fácil e a ideia é justamente essa.  

Se você deseja trazer o conceito minimalista para sua vida, procure morar em locais onde você pode fazer grande parte das atividades a pé, como levar os filhos à escola, ir a um bom restaurante e encontrar um comércio variado na região. A infraestrutura do empreendimento também precisa atender às suas necessidades, como oferecer academia, sala de reuniões, piscina, espaço gourmet e espaços kids. 

 

Compartilhe esta publicação