O que é a certificação PBQP-H e por que ela é tão importante na construção civil

A WKoerich acaba de renovar o seu selo PBQP-H, que é uma certificação oferecida pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, e consiste em uma série de regulamentações que visam melhorar e dinamizar procedimentos da construção civil.

O instrumento foi desenvolvido pelo Governo Federal no começo da década de 1990 e vem normatizando, desde então, as práticas de construtoras certificadas com seu selo, promovendo a qualificação de seus serviços e produtos.

Dentre as melhorias promovidas, estão a utilização de materiais superiores, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

Além da modernização do setor, buscando tecnologias voltadas à organização e gestão nos processos da empresa, como recursos humanos, qualidade, produção e projetos.

Qual é o processo para uma empresa poder obter a certificação?

O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras ( SiAC) avalia a conformidade da qualidade de empresas da construção civil, e é o principal ponto a ser considerado para que elas sejam contempladas com o PBQP-H.

Dentro do regimento do SiAC, existem dois níveis: Nível A e Nível B.

Nível A

Para uma empresa ser certificada com o Nível A, como a WKoerich, é necessário que ela corresponda a 100% dos requisitos da norma SiAC. E após a sua implementação, um organismo certificador deve realizar uma auditoria detalhada de certificação a fim de aferir a conformidade da empresa em relação às normas.

Nível B

Já no caso de uma empresa que deseja pleitear o Nível B da certificação, ela necessitará corresponder a 70% dos requisitos da SiAC – todo o restante do procedimento é o mesmo.

A certificação e implementação do PBQP-H possibilita à empresa alcançar outros níveis, com grandes melhorias em diversos aspectos de seus processos práticos e administrativos.

Implementar procedimentos mais inteligentes aliados ao planejamento e controle sistemático das rotinas de trabalho, e à execução dos serviços, possibilitará construir de forma mais rápida, produtiva, barata e com menos desperdício – de tempo e de materiais. Além de melhorar a comunicação e a satisfação dos colaboradores.

Outros aspectos importantes que se dão através do PBQP-H implementado em uma empresa, são as oportunidades de mercado – que aumentam através do financiamento proposto por instituições financeiras para obras certificadas –, a redução de riscos para fornecedores e investidores, e o desenvolvimento destes fornecedores – que terminam por submeter-se a padrões de qualidade mais altos, assim aumentando a confiabilidade de seus produtos ou serviços.

Os objetivos do selo oferecido pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, portanto, são:

  • Fomentar o desenvolvimento e a implantação de instrumentos e mecanismos de garantia da qualidade de projetos e obras;
  • Fomentar a garantia da qualidade de materiais, componentes e sistemas construtivos;
  • Estimular o inter-relacionamento entre agentes do setor;
  • Combater a não-conformidade técnica intencional de materiais, componentes e sistemas construtivos;
  • Estruturar e animar a criação de programas específicos visando a formação e requalificação de mão-de-obra em todos os níveis;
  • Promover o aperfeiçoamento da estrutura de elaboração e difusão de normas técnicas, códigos de práticas e códigos de edificações;
  • Apoiar a introdução de inovações tecnológicas;
  • Promover a melhoria da qualidade de gestão nas diversas formas de projetos e obras habitacionais.

Selo de Qualidade WKoerich

Contar com um selo tão importante de um órgão independente, é mais uma forma da WKoerich reforçar aos seus clientes e ao mercado o nosso compromisso com rigorosas normas de controle. Tanto nos processos construtivos quanto nos administrativos.

Sendo assim, a WKoerich, que desde 2011 conta com a certificação PBQP-H implementada e renovada periodicamente, reforça o seu comprometimento com clientes, sociedade e mercado, mais uma vez renovando o seu selo e garantindo a excelência, qualidade e sofisticação de seus projetos.

Compartilhe esta publicação