O seu voluntariado fazendo a diferença

Sábado, dia 03 de Outubro acontece o 5º Mutirão do projeto Mocotó Cor – Beleza Transformando Vidas, a partir das 7h30 da manhã. Os voluntários irão se reunir no estacionamento da Creche Celso Ramos, ao lado do SENAC e logo após irão subir o Morro para colorir a comunidade e fazer parte dessa grande transformação.

Com a realização do Instituto Vilson Groh, ACAM – Associação da Casa dos Amigos e Adolescentes do Morro do Mocotó, a participação de diversas parcerias públicas, como a Comcap, OAB/SC e a Prefeitura de Florianópolis, além do engajamento dos voluntários Koerich Imóveis, da doação das tintas pela Tintas Renner e de inúmeros outros voluntários, a ação está focada na pintura de 44 casas no alto do Morro da Queimada e no Dia das Crianças, com uma manhã de muita recreação. Além desses dois fortes movimentos, será realizado também a instalação de placas de conscientização e um projeto piloto de levar nome e identidade ao morro do Mocotó com a instalação de placas com nomes das ruas.

De acordo com o Presidente da ACAM, Willian Nazetti, o processo de endereçamento do Morro do Mocotó está sendo feito juntamente com a comunidade local “A proposta é construir junto com os moradores a sugestão dos nomes das ruas”, declara. Dentro das necessidades da comunidade, a colocação de mais 40 lixeiras e um corrimão na escadaria da Servidão Principal do Mocotó serão instaladas pela Koerich Imóveis, parceira do projeto desde o início. A segurança da escadaria para as crianças e idosos foi um dos pontos levados até o setor de engenharia da construtora, que tomou a iniciativa de desenvolver o projeto. “Os engenheiros da Koerich Imóveis se reuniram e desenvolveram o projeto. Nesse primeiro momento vamos instalar o corrimão da ACAM até o alto da Queimada. Realizamos um estudo e colocamos um protótipo para teste e agora é fazer a instalação”, relata Guilherme Salgado, engenheiro responsável.

Durante uma campanha de voluntariado nas obras da Koerich Imóveis, o Pe. Vilson Groh observou as mudanças que já estão ocorrendo no Morro do Mocotó após o início do projeto em 2014 “Depois da intervenção positiva com o projeto Mocotó Cor, as crianças já não estão sendo mais chamadas para o tráfico. Isso é um ganho para toda a sociedade. Vamos continuar trabalhando por elas”, afirmou. Comentou ainda que          esse processo de construção de uma nova realidade depende da ligação entre todos os pontos da sociedade: o poder público, os empresários, as entidades, Ongs e a própria comunidade. “O projeto significa o primeiro passo de uma série de ações que a gente esta desenvolvendo em termos de recuperar esses espaços. O segundo movimento é construir processos de políticas publicas com saneamento e outras necessidades da comunidade do morro”.

Convidamos a todos a participarem desse movimento tão importante para a comunidade do Morro do Mocotó e também para Florianópolis.

 

Compartilhe esta publicação