Os principais jogos de baralho do Brasil

O baralho foi, é e talvez sempre será o companheiro inseparável nos encontros entre amigos e familiares. Antigamente, sem celulares ou passatempos mais complexos, os jogos de baralho faziam sucesso e uma infinidade de variações foi criada.

Algumas variações exclusivamente brasileiras serão apresentadas agora para que você aproveite seu final de semana de um jeito, digamos, tradicional e muito competitivo, podendo ser realizado em qualquer lugar.

Canastra

A canastra é um dos jogos mais tradicionais no nosso país. Uma partida pode conter duas pessoas ou uas duplas e é utilizado dois baralhos completos, totalizando 104 cartas, onde cada jogador começa com 11 cartas. O objetivo do jogo é “baixar” todas as cartas da mão, sendo que é possível baixá-las a partir do momento em que o jogador tem pelo menos três cartas do mesmo naipe em sequência, ou usando uma das cartas coringas de qualquer naipe para completar a sequência.

Mais duas mãos de 11 cartas são tiradas do monte e viradas de cabeça para baixo antes de começar o jogo, o “morto”.

O primeiro jogador pega uma carta do monte e desce suas sequências ou não. Se, no final da rodada, ele ainda tiver cartas na mão, é obrigado a descartar uma carta para o monte do “lixo”. O próximo jogador pode escolher pegar uma carta do monte principal ou o monte completo do lixo, e deve prosseguir descendo ou não.

Se um dos jogadores terminar as cartas da mão, tem direito a pegar o morto e completar suas sequências.

O jogo termina quando um jogador “bater”, ou seja, não tiver mais nenhuma carta consigo. Os pontos são contados de acordo com as canastras feitas e depois de cada carta individualmente, sendo que quem ficou com cartas na mão, deve deduzir esses pontos do total.

Buraco

O buraco é um jogo bem parecido com a canastra, com a diferença de que em vez de sequências numéricas, as canastras são feitas de 7 cartas do mesmo número. As trincas têm pontuação especial:

  • As trincas vermelhas valem 100 pontos, cada, e o conjunto de quatro trincas vermelhas vale 800 pontos.
  • As trincas pretas têm pontuação nula.
  • Os coringas travam o lixo, ou seja, não é possível comprar o lixo quando os coringas estiverem por cima.

Paciência

Paciência é um jogo para se jogar sozinho e é um dos principais jogos de baralho no mundo. Faça um monte de sete cartas viradas para baixo, depois um monte de seis colocados à direita do primeiro monte, depois cinco e assim por diante, até se ter uma única carta. Vire a carta de cima de cada monte, totalizando sete cartas abertas. O resto das cartas forma o monte de compra.

O objetivo é fazer a sequência completa, de Ás à K, do mesmo naipe, nos espaços de montagem. Para isso, é possível movimentar uma sequência numérica de cores alternadas de uma pilha para outra (ex: uma sequência de 5 preto, 4 vermelho e 3 preto pode ser movida para uma pilha que começa com um 6 vermelho).

Quando toda a sequência aberta for movida para outra pilha, vira-se a carta de cima da coluna. Quando uma coluna estiver vazia, pode-se começar uma nova com um Rei de qualquer naipe.

Além desses, o poker e o truco são bem populares no Brasil. E aí, que tal começar hoje mesmo a jogar um desses?

Compartilhe esta publicação