Os segredos da verdadeira pizza e os sabores da culinária italiana

A origem do prato mais tradicional da Itália é envolta em uma nuvem de controvérsias. Ninguém sabe ao certo sobre sua verdadeira nacionalidade, mas sabemos que foi lá que a pizza encontrou toda a sua fama. As pizzas italianas são singulares em relação ao sabor e seguem à risca a tradição do modo de preparo.
Enquanto no Brasil exageramos na cobertura, as pizzas italianas mostram seu valor na simplicidade e valorização dos ingredientes. Bordas recheadas com cheddar? Catupiry?
Não espere encontrar por isso. A variação de recheios também é mais restrita, pois para os italianos, o fundamental é sentir o sabor da massa, molho de tomate e cada item individualmente.

A verdadeira pizza italiana

Com o objetivo de promover a culinária e a tradição da autêntica pizza napolitana, no ano de 1982 foi fundada a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana.

De acordo com a associação, a massa da verdadeira pizza deve ser produzida usando apenas a farinha, fermento natural (ou levedura de cerveja, água e sal). Mas além de conter apenas estes ingredientes, ela tem um jeito certo para ser trabalhada: usando somente as mãos ou ou então alguns misturadores – que também devem ser previamente aprovados pela associação.

Modo de preparo também tem regras

Logo após o preparo que seguiu as regras acima, a massa precisa descansar para, somente depois ser esticada com as mãos. A associação também veta o uso de rolo ou equipamentos nesta etapa.

Para ser assada, deve ir ao forno a lenha na temperatura de 485º. Para o recheio, as regras também são muito claras. Os sabores originais são apenas quatro e devem conter exatamente estes ingredientes, primando pela qualidade.

  • Marinara (Napolitana): o molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
  • Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.
  • Ripieno (Calzone): ricota, queijo mozzarella, azeite de oliva e salame. Esta é feita com a massa fechada, no formato de calzone.
  • Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.

Culinária Italiana além da Pizza

O uso do tomate de qualidade, queijos, vinhos e azeite de oliva de primeira fez com que a culinária italiana ganhasse o mundo e se tornasse famosa não apenas pelas pizzas, mas por uma variedade de pratos.

Eles encantam os mais variados gostos e podem servir tanto de entrada como refeições principais. Conheça alguns deles.

Carpaccio

O carpaccio, apesar de exótico, é um prato que já ganhou fama no Brasil. Nada mais é do que finas fatias de carne crua, molho de mostarda, alcaparras e queijo ralada. Servindo perfeitamente como entrada, ele pode ser servido puro, sobre uma salada ou então com fatias de pão italiano ou torradas.

Para os curiosos: este prato foi criado em 1950, no Harry’s Bar. Segundo o dono do restaurante, a comida se parecia com as obras de arte do pintor italiano Vittore Carpaccio – e daí vem seu nome.

Burrata

Cada vez mais desejada no Brasil, a burrata é um derivado do queijo muçarela (ou do fior di latte). Por fora elas são realmente bem parecidas, o que muda é seu interior. A burrata é recheada com uma mistura de pasta filada da muçarela e nata fresca, a chamada stracciatella.

Para os curiosos: burrata, de fato, deriva da palavra “burro”, mas nada tem a ver com o animal. Em italiano, burrada significa manteiga, o que tem tudo a ver com o sabor amanteigado desta iguaria.

Ficou com água na boca?

Todas essas delícias italianas você encontra na Forneria Catarina, que oferece seus pratos elaborados com ingredientes frescos e super selecionados. Eleita pela revista Veja SC a melhor pizzaria de Florianópolis, segue à risca as tradições dos melhores pratos da culinária italiana!

Compartilhe esta publicação