Paisagismo para apartamento: transformando sua sacada em um jardim

A busca pela conexão com a natureza, ainda que seja com simples soluções no dia a dia, é algo constante na vida das pessoas, principalmente daquelas que moram nos grandes centros. Desejando mais saúde e qualidade de vida, cresce a busca por formas de ter uma maior proximidade com o verde.

Passeios em praças, parques e outras áreas verdes são uma opção interessante para quem busca programas ao ar livre, porém nem sempre podem ser feitos com frequência. Trazer a natureza para a residência pode ser uma solução para ficar mais próximo dela diariamente.

A procura por espaços onde é possível ter um jardim ou uma horta, ainda que pequenos, tem crescido cada vez mais. E é aí que entram as sacadas. Áreas externas mais amplas, para criar ambientes aconchegantes e convidativos com plantas, mobiliário e objetos decorativos, fazem parte das preferências de muitas famílias que buscam um novo imóvel. E não é para menos, pois fazem toda a diferença.

Mas mesmo se sua sacada não for das maiores, é possível criar um jardim. Qualquer área, independente de seu tamanho, quando bem planejada, com paisagismo correto e decorada de uma forma que confira bem-estar, trará muito mais vida ao seu lar.

Dicas para montar um jardim na sacada

1. Luminosidade
Escolha a área que receba mais luminosidade. Se for transformar toda a sacada em um jardim, planeje de forma a posicionar as plantas que exigem mais luz nos locais mais ensolarados e as que não necessitam de tanta nos espaços com menor incidência.

2. Vasos
Muitas espécies se desenvolvem bem em vasos, com os devidos cuidados, claro, como água, adubação e manutenção. Dessa forma já é possível ter o seu jardim.

Já a escolha dos vasos vai depender do espaço disponível. Existem modelos de diversos tamanhos e materiais, como os de polietileno e fibra, mais leves, e os de cerâmica e cimento, mais pesados. A ideia é utilizar diferentes tamanhos para trazer equilíbrio à decoração. Outros materiais, como chaleiras, bules, baldes de metal e outros objetos também podem servir de vaso.

3. Espécies de plantas
Na hora de escolher as plantinhas, a princípio, pode valer a pena optar pelas que tenham um ciclo de vida maior, denominadas perenes, já que elas necessitam de menos manutenção e troca de vasos. Isso vai facilitar sua vida.

4. Jardins verticais
É possível optar também pelos jardins verticais, otimizando espaço e trazendo novos elementos para o ambiente. Você pode fazer uma composição com vasos, tripés, paletes e paredes vivas, criando uma espécie de urban jungle.

5. Mobiliário
Além disso, a utilização de mobiliário apropriado pode dar o toque de conforto que você busca. Algumas opções incluem móveis rústicos de madeira, de plástico colorido, banquetas, puffs, balanços, cadeiras e sofás.

6. Objetos decorativos
Abuse da criatividade e utilize também, caso queira, cestarias, esculturas, almofadas variadas e todo tipo de decoração que vier à mente e te agrade. 

7. Iluminação
Além disso, a iluminação certa vai dar o clima que você busca no espaço.

Sugestões de plantas e flores de acordo com a luminosidade e incidência de vento

Sol à tarde e muito vento:

Cactos e suculentas, espada-de-São-Jorge, antúrio, russélias, palmeiras, alecrim, yucca e cica.

Sol pela manhã:

Lírio-da-paz, jabuticabeiras, dracenas, eugenia, bromélias, agave-palito e fícus.

Muito vento:

Íris-da-praia e russélias.

Sem sol, mas com luminosidade:

Zamioculca, todos os tipos de samambaias, chifre-de-veado, a maioria das orquídeas, jiboias e costela-de-adão.

Horta de temperos na sacada

O mesmo conceito de utilização de vasos pode ser aplicado para criar a sua hortinha. Existem diversas formas: você pode colocar estruturas de madeira ou paletes na parede e pendurar pequenos vasos; pode usar caixotes de madeira no chão, caso tenha espaço, e também latas, garrafas e jardineiras.

Geralmente as espécies que serão plantadas necessitam de, no mínimo, seis horas de sol por dia.

Com todas estas dicas você já pode começar a pensar em criar seu jardim e horta na sacada do seu apartamento

Conheça o WOK Residence, empreendimento da WKoerich que oferece amplas sacadas.

Envie seus dados para receber informações sobre o WOK Residence. Um de nossos consultores irá entrar em contato para apresentar os detalhes deste residencial que você vai amar conhecer.

    Interesse: AluguelVenda

     

     

    Compartilhe esta publicação