Páscoa: chocolates, gastronomia e decoração

Em 2016, a Páscoa será comemorada no mês de março e aproximadamente 20 dias para deixar tudo organizado.  Além da tradição cristã, há ainda quem curta decorar a casa e a mesa de almoço com o tema Pascoal. E para essa turma que adora um motivo para presentear, inovar na gastronomia, receber os amigos e familiares, separamos algumas imagens incríveis para deixar sua marca registrada no feriado.

Essa é também a data mais gostosa do calendário de todo mundo (rsrs!), pois é comum no domingo de Páscoa a troca de ovos de chocolate para celebrar a semana santa (adeus dieta!). Segue uma receita fácil e divertida para fazer com as crianças nos nossos Espaços Gourmet e a garantia de que nenhum chocolate ficará grudado no sofá 😀

O preparo requer uma forma de ovos e chocolate ao leite ou meio amargo. Para derreter o chocolate, outra facilidade: use o micro-ondas.

Ingredientes

Forma de 250g para ovo de Páscoa

340g de chocolate ao leite ou meio amargo (2 barras de 170g)

Modo de preparo

Ovo:

Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e leve ao micro-ondas dois terços do chocolate picado. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido. Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois. Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, coloque duas colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas. Bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate. Vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso. Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira. Leve ao congelador ou freezer por cinco minutos. Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais duas colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais cinco minutos. Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por dez minutos ou até o verso da forma ficar opaco. Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma – mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por dez horas. Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço.

Bombons para rechear o ovo:

Você pode fazer bombons para rechear o ovo sem muito trabalho. Basta fazer a temperagem do chocolate da mesma maneira, preencher por completo as cavidades da forma e levar para gelar por 15 minutos. Após desenformar, deixe em temperatura ambiente por dez horas antes de embrulhar.

Programem-se!

Desejamos a todas vocês uma feliz Páscoa e aproveitem sem moderação!

A vida está nos detalhes!

Compartilhe esta publicação