Pendente, o coringa da iluminação

A iluminação é um ponto importante de um projeto de interiores porque é capaz de criar o clima certo para cada ambiente, despertando os sentimentos desejados em cada momento do dia a dia e destacando, também, elementos da decoração.

E para chegar ao resultado ideal, existem no mercado diversos modelos de luminárias, lustres e outros equipamentos, mas nenhum tão moderno, versátil e em alta como as luminárias pendentes.

Toda essa popularidade pode ser atribuída ao fato de que é possível encontrar pendentes em variados formatos, texturas e cores. Dessa forma, sendo adaptável e compondo diferentes estilos de decoração e ambientes residenciais e comerciais.

Se antes eles eram majoritariamente utilizados nas salas de jantar, hoje ganham muito espaço e protagonizam a iluminação de quartos, cozinhas, home offices e até banheiros.

O que são pendentes?

Diferente dos lustres, que têm ramificações onde várias lâmpadas podem ser colocadas em suas pontas, os pendentes possuem apenas uma.

Em geral, a iluminação dos lustres é voltada para cima, funcionando de forma que a luz é direcionada para o teto e refletida para baixo. Ao contrário, os pendentes proporcionam foco com seu único ponto de luz posicionado em direção ao piso.

Modelos

Existem no mercado variados modelos de pendentes, em geral em formato côncavo.

 

Os aramados em forma de diamante estão muito em alta no momento.

Outros modelos, bastante conhecidos pelos designers e projetistas de interiores, são os estilo industrial e os em trilho ou em tubo de cobre, globo de vidro, entre outros.

Versatilidade: pendentes ficam bem em vários ambientes

Há algum tempo, os pendentes eram geralmente utilizados apenas em decorações de áreas de refeições. Hoje, a peça continua sendo protagonista da sala de jantar, mas vai muito além.

É possível utilizá-la nos mais diversos ambientes da casa, como home office, acima dos criados mudos nas cabeceiras de quartos, no cantinho da leitura ou meditação e em muitos outros. Inclusive resolvendo muito bem situações onde os ambientes possuem poucos pontos de iluminação.

 

Em apartamentos onde todo o teto possui gesso fica mais fácil fazer um projeto luminotécnico e incluir pendentes onde se deseja, como no Atlantique Residence, que é entregue aos moradores com gesso.

Conheça os apartamentos WKoerich prontos para morar

Decorados

Mobiliado & Equipado

Clima, Mesa & Banho

Compartilhe esta publicação