Petficação dos ambientes

Você já ouviu falar sobre petficação de ambientes? Esse conceito vem da união da estética da arquitetura de interiores com a diversão e funcionalidade de uma petficação, ou seja, trazer objetos e elementos específicos para animais domesticados. Originalmente, a ideia veio da gatificação que consiste em adaptar o ambiente para atender às necessidades dos gatos.

Com a crescente procura de famílias por um pet, não demorou muito para que diversos arquitetos e construtoras aderissem à ideia e passassem a apostar em ambientes com esse teor “petficado”. Por isso, cada vez mais é possível encontrar não só ambientes internos com objetos especialmente para animais, mas também pet places, espaços comuns para a convivência entre todos os moradores e os inseparáveis pets.


Espaço pet em áreas internas


Apartamento decorado – Costa Azul Clube Residencial


Apartamento decorado – Atlantique Residence

Considerados um diferencial na hora da escolha pelo imóvel, os projetos arquitetônicos que acompanham a demanda das famílias e os espaços pet em empreendimentos imobiliários estão cada vez mais requisitados. Mais do que apenas estética, se preocupar com a arquitetura especialmente voltada para os patudos é uma maneira de favorecer o bem-estar dos animais, criando um ambiente confortável, aconchegante e seguro para eles.

Alguns dos elementos mais procurados quando se pensa em espaço pet nas áreas internas são: caminhas confortáveis, espaço adequado para comedouros e bebedouros, pisos não escorregadios ou difíceis de limpar, móveis com arranhadores e nichos no formato de escada.

Uma ótima opção também para esses ambientes são os móveis multifuncionais, como cadeiras com espaço para os pets dormirem embaixo, estantes e vasos de plantas com esconderijos, criado-mudo com caminha, poltronas com “redinhas” para os gatos, sofá com túneis, armário com caixa de areia embutida, entre outros.

Criatividade é a peça chave quando se pensa em soluções que melhorem o espaço pet em casa!

Petplaces em condomínios


Pet Place – Atlantique Residence

Pet Place – Costa Azul Clube Residencial

As cidades estão sempre adaptando-se a novos hábitos e comportamentos. O aumento do número de cães e gatos nos lares brasileiros e a sua elevação ao status de “membros da família” vem gerando mudanças nos espaços de convivência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já temos mais cães e gatos do que crianças nos lares. Colocando o Brasil como o segundo país na quantidade de animais de estimação, com 139,3 milhões, um número extremamente expressivo.

As vantagens desses ambientes nos condomínios são inúmeras, pois geram bem-estar e saúde para nossos patudos, socialização entre moradores e até mesmo entre os próprios animais, redução de custos para os tutores com um espaço legal no mesmo local de moradia, entre outros fatores.

Os empreendimentos da WKoerich vêm cada vez mais apostando na petficação de seus espaços comuns, como é o caso do Atlantique Residence que tem um pet place ao ar livre, e o Costa Azul Clube Residencial que conta com esse espaço no projeto. Eles possuem brinquedos e objetos que permitem o treino e entretenimento dos animais. São desde barreiras de corridas e obstáculos, casinhas de cachorro, até bebedouros próprios e local para necessidades fisiológicas.

Petplaces em locais públicos


Pet Place – Praça Nossa Senhora de Fátima

Outro tipo de ambiente petficado, que está ganhando visibilidade não somente em Florianópolis, mas como no país todo, são os petplaces em locais públicos. Esses vêm ao encontro do desejo das pessoas de passar mais tempo com seus animais de estimação sem abrir mão do seu lazer.

São espaços públicos de grande circulação de pessoas que estão se adaptando aos novos tempos. Nessa lista temos praças, shoppings center, cafés, restaurantes e vários outros. Um ótimo exemplo a ser citado é o da Praça Nossa Senhora de Fátima, situada no Estreito. Ela fica ao lado do Atlantique Residencial e foi plano de revitalização e cuidados contínuos da WKoerich. Um dos projetos idealizado pelos nossos arquitetos foi o de colocar um petplace com o objetivo de oferecer um espaço seguro e aconchegante em meio a uma área verde onde as pessoas possam passear e se divertir com seus amigos de quatro patas.


Foto: Site Jiyoun Kim Studio

Os ambientes petficados é uma tendência que veio para ficar. Se você tem um membro da família inseparável, que tal apostar na junção saudável entre humanos e animais? Venha conhecer nossos empreendimentos e garanta um espaço seguro e descontraído para você e seus pets.

 

 

 

Compartilhe esta publicação