8 Plantas para decoração de interiores

Se há algo capaz de conferir vida, cor e um toque de serenidade a qualquer ambiente, são as plantas e flores. Incorporar esses elementos à personalidade do lar não apenas embeleza, mas também promove diversos benefícios para a saúde física e mental. Vamos explorar 8 Plantas para decoração de interiores, além de fornecer dicas práticas de como distribuí-las harmoniosamente pelo seu apartamento.

Benefícios além da estética

Melhoria da qualidade do ar: em ambientes internos, as plantas desempenham um papel crucial na purificação do ar, absorvendo poluentes e liberando oxigênio fresco. Espécies como a Espada de São Jorge e a Areca Bambu são excelentes escolhas para essa função.

Bem-estar mental

A presença de elementos naturais, como flores coloridas e folhagens vibrantes, tem o poder de reduzir o estresse e promover uma sensação de tranquilidade. Em meio ao ritmo acelerado da vida urbana, esse é um luxo acessível e altamente benéfico.

Estímulo à criatividade

A proximidade com a natureza está associada a um aumento na criatividade e produtividade. Introduza suculentas, cactos e orquídeas nas decorações interiores como espaços de trabalho e áreas de estudo para colher esses benefícios.

 

 

Dicas

A florista Simone Carvalho trouxe algumas dicas de plantas interessantes de se ter em casa, principalmente para apartamentos pequenos. Confira:

Antúrios: a espécie ANTHURIUM ANDRAEANUM é baixa, atingindo de 30 cm a 1 metro de altura, e marcada pelas longas folhas verdes. Por ser uma planta de meia-sombra, os antúrios são uma boa escolha para ambientes internos, varandas e ambientes próximos a janelas. Pode ser encontrado algumas variedades em cores e tamanho de flores.

 

 

Calathea makoyana: essa espécie de planta é uma das mais adaptáveis em varandas e ambientes internos, sendo necessário boa umidade do ar e luz indireta do Sol para um cultivo saudável.

 

 

Espada-de-São-Jorge: essa é uma espécie muito versátil, capaz de sobreviver em sol pleno ou em locais com pouca iluminação. Mesmo assim, a espada-de-São-Jorge prefere luz indireta, por isso, é uma boa escolha para ambientes fechados.

 

 

Agora, para quem tem um dia a dia corrido, veja algumas plantas que não necessitam de tanta manutenção:

Jiboia: A espécie EPIPREMNUM PINNATUM é uma escolha certeira para quem deseja incorporar mais natureza na decoração da casa. Essas plantas se adaptam facilmente em locais com sombra, mas também podem crescer ainda mais através do contato com a luz natural, pode ser cultivada na terra, ou até mesmo em vasos de vidro com água.

 

 

Zamioculca: a Zamioculca é uma planta fácil de manter, visto que se adapta facilmente a ambientes internos com luz difusa. Além da decoração, ela é também muito usada para melhorar a qualidade do ar nos ambientes.

 

 

Pau d’água: DRACENA FRAGRANS é um arbusto que atinge até 6 m de altura em ambientes externos. No paisagismo, esta planta é comumente usada em conjuntos em meio a gramado, como cerca-viva. Entretanto, essa espécie também pode ser cultivada em vasos nos ambientes internos.

 

 

Invista no verde!

Ao trazer a natureza para dentro de casa, você não apenas transforma seu ambiente, mas também contribui para um estilo de vida mais equilibrado e conectado com o entorno. Em lugares onde a natureza é uma aliada constante, como a Grande Florianópolis, integrar plantas e flores à decoração é um convite para vivenciar a beleza natural diariamente. Faça dessa prática uma parte essencial do seu lar e permita que a serenidade verde floresça em todos os cantos.

 

 

Além das plantas em casa, entenda como os materiais naturais podem deixar sua casa ainda mais autêntica e em conexão com a natureza. No nosso post Elevando sua Decoração com Materiais Naturais, você aprende dicas e inspirações para por em prática! 

 

Quer conhecer os melhores empreendimentos de alto padrão? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você.

    Interesse: AluguelVenda

     

     

     

     

    Compartilhe esta publicação