Plantas que trazem leveza a sua casa

Não tem jeito, o mundo está acelerado e todas as coisas precisam acontecer agora. Para quem tem um estilo de vida corrido, cheio de tarefas diárias, pensar em plantas ou na decoração da casa pode até parecer algo supérfluo e um assunto que pode ficar para depois. Ok, até pode, mas já imaginou chegar em casa e encontrar algumas plantinhas, um verde que acalma e transmite um pouco de paz? Sim, as plantas têm esse poder e a capacidade de atrair energias positivas e nos causar sensação de bem-estar.

Existem inúmeras opções de jardinagem que se acomodam em espaços pequenos e necessitam de poucos cuidados, água uma vez por semana e poda mensal. Separamos algumas espécies – escolha.

Bambu da sorte

Segundo a filosofia do Feng-Shui, o Bambu da Sorte é uma planta que traz boas energias. E quem aqui não deseja boas energias para o novo lar? A espécie não gosta muito de luz e adora umidade, uma ótima opção para ser colocada em banheiros e lavabos. Ainda assim, essa espécie precisa ser regada constantemente.

Lança de São Jorge

Uma das plantas mais fácies de cuidar. Com folhas verticais e em formato cilíndrico, a Lança de São Jorge é ideal para cômodos internos e para decorar os cantos dos ambientes. A irrigação deve acontecer uma vez a cada duas semanas – muito fácil, não é? – sem jogar água diretamente sobre as folhas, apenas na terra. Ela pode ser plantada em vasos ou mesmo em jardins de pedra, devido à resistência.

Arruda

Limpa o ambiente, eliminando o clima pesado, a inveja e o mau-olhado. Quando seca, diz-se que morreu combatendo as energias negativas.

Palmeira-ráfia

Essa Palmeira, originária da China, possui caules finos e longos, lembrando o bambu. De crescimento lento, a palmeira-ráfia traz uma inspiração tropical para a decoração e fica ótima em salas de estar. Ela deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente.

Filodendro

Sua folha em formato de coração é reconhecida facilmente. O filodendro é uma planta originária do Brasil e deve ser mantida afastada de luz direta do sol, mas em um ambiente claro. Sua irrigação acontece sempre que a terra estiver seca.

Cacto

 É guardião e purificador de ambientes, afastando intrusos e pessoas mal intencionadas. Atua como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de televisão, absorvendo essas energias. São fácies de cuidar e precisam de água uma vez por semana.

Dica: Evite o excesso de plantas nos quartos de dormir, pois durante a noite as plantas realizam o processo inverso, eliminando gás carbônico e pode prejudicar seu sono.

Temperos

Já os temperos são funcionais. Além de trazer leveza e beleza para cozinha, ao serem colhidos na hora, deixam qualquer comida muito mais saborosa e cultiva-los pode ser mais fácil do que você imagina.

Dica: Muitas espécies convivem bem lado a lado, no entanto alecrim e manjericão são antissociais, pois suas raízes se expandem agressivamente e com isso exigem mais espaço. E nada de arrancar as folhas com as mãos, porque pode danificar a planta. Use sempre tesoura de poda.

Compartilhe esta publicação