Qual a melhor escolha: cortina ou persiana?

Duas peças que são fundamentais, cortinas e persianas garantem conforto, privacidade e podem ser instaladas em vários ambientes. Além de controlar a temperatura e a entrada de luz dentro de casa, apartamento ou escritório.

Afinal pode se tornar um incômodo quando há muita luminosidade no ambiente, pois a luz das janelas acaba refletindo em telas de aparelhos eletrônicos ou em cômodos como os quartos.

Os modelos de cortinas e persianas também cumprem funções como  proteger a mobília do desgaste causado pela exposição ao sol, auxiliar na ventilação do ambiente e complementar a decoração do espaço. Confira algumas dicas para escolher a opção ideal para o seu lar.

Cortinas

As cortinas geralmente são fabricadas a partir de tecidos, podem combinar perfeitamente em locais amplos, espaçosos e com grandes janelas. Antes de escolher essa opção decorativa, é importante lembrar que as cortinas necessitam de uma limpeza cuidadosa e não são recomendadas para pessoas com alergias respiratórias. 

Os modelos de cortinas tradicionais com um caimento maior, fabricadas a partir de tecidos como linho, cetim ou seda, podem conferir ao ambiente uma decoração clássica.  

Para um ambiente bem iluminado, pode-se optar por cortinas produzidas com tecidos finos, como seda ou voil, que bloqueiam parcialmente a luz externa. Devido à sua transparência, o voil pode ser utilizado no forro da cortina combinando com outro tecido.

Uma opção para salas e quartos é a cortina plissada, que traz para o ambiente sofisticação, delicadeza e ocupa pouco espaço. Antes de decidir qual comprar, é interessante levar em consideração a transparência do material, tecidos como o voil por exemplo cobrem parcialmente a luminosidade.

Para quem deseja dar um efeito mais sofisticado, extravagante ou até mesmo aconchegante, as cortinas mais pesadas são excelentes opções. Feitas a partir de tecidos mais encorpados, essas peças ajudam a diminuir a incidência solar nos ambientes. 

Persianas

As persianas, assim como as cortinas são fabricadas em diversos modelos, são indicadas para ambientes residenciais e comerciais. A escolha pela persiana é uma vantagem para quem busca versatilidade em materiais, pois pode ser encontrada em formato de lâminas metálicas, pvc, madeira e tecido. É uma ótima opção para o quarto das crianças, já que esse modelo não acumula tanta sujeira e existem opções hipoalergênicas. 

O modelo de persiana rolô é um dos mais comuns e pode ser feito sob medida, tem uma diversidade de materiais e texturas disponíveis, ideal para quartos e salas. Além de ser bem aplicado em espaços gourmet no tecido de tela solar.

Esse tipo de material controla o calor e os raios UV sem impedir a entrada de luz natural ou ventilação. Os modelos blackout são ideais para quartos, vedam quase que completamente a iluminação exterior. 

eStúdio K-Platz 

As duas opções podem ser utilizadas em ambientes envidraçados, para trazer privacidade e integrar os ambientes, quando abertas. As vantagens e possibilidades podem auxiliar na escolha, mas considere mesclar cortinas e persianas – cortinas em áreas fora do alcance de mofo e umidade. E em cômodos mais úmidos, como cozinha ou banheiros, instale persianas.

Independente da sua escolha é importante realizar manutenções com regularidade para manter o funcionamento das cortinas e persianas. Na dúvida, busque orientação de profissionais experientes na área. 

Compartilhe esta publicação