Rede IVG busca mais amigos para fazer a transformação social na Grande Florianópolis

O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) está em busca de mais amigos para contribuir com a manutenção dos programas desenvolvidos com as comunidades da periferia da Grande Florianópolis.

A WKoerich é parceira e apoia o IVG em diversos projetos de responsabilidade social voltados à população. Atuou em projetos como o Mocotó Cor, que revitalizou espaços públicos da comunidade do Morro do Mocotó com ajuda do voluntariado. Ações como essa valorizam a cidade, mobilizam os moradores e criam conexões para novos projetos sociais.

As doações de cada um dos Amigos do IVG garantem a sustentabilidade da Rede IVG, independente de poderes políticos e econômicos.
Faça como a WKoerich e junte-se ao IVG, seja parte da transformação que você quer ver no mundo.

Com o objetivo de promover a transformação social, o IVG acredita que a educação é o caminho para uma sociedade melhor para todas as pessoas. E não só acredita, como tem investido na vida de milhares de crianças e jovens das periferias da Grande Florianópolis. “Isso é agarrar a esperança por trás dos olhos deles. Esperança de realizar seus sonhos, de serem felizes, livres da miséria e da violência”, destaca o padre Vilson Groh.

Há mais de 40 anos, o trabalho tem dado certo. Apenas em 2021, a Rede IVG impactou na vida de mais de 20 mil pessoas, dos quais 5.957 eram crianças e jovens. E é preciso continuar, fazer mais e o IVG precisa da sua ajuda. Com a doação, crianças e jovens podem ter acesso à educação de qualidade para assumirem o protagonismo das suas próprias vidas. Seja um amigo do IVG e faça parte da transformação social!

Como doar:

Com quanto você pode colaborar? Independente do valor, sua ajuda é mais do que necessária. Você pode doar usando cartão de crédito, débito, ou por meio de boleto ou depósito em conta bancária. Você pode fazer doações mensais e optar pelo valor. Ao selecionar uma das opções, você será direcionado para uma página do IVG no site PagSeguro. Você também pode fazer uma doação única personalizada.

Qual o destino da doação?

https://www.redeivg.org.br/wp-content/uploads/2020/02/MG_4179-1067×600.jpg

Qual o destino da doação?

A doação vai ajudar na manutenção dos programas de auxílio à comunidade, que integram a Rede IVG. Entre eles está o Programa de Bolsas, que oferece curso pré-vestibular e bolsas de ensino técnico e superior para jovens das comunidades, em parceria com o COC Floripa, Projeto Integrar e Unisul. O programa também oferece apoio financeiro, pedagógico e psicológico para que os alunos possam concluir suas formações. Desde o início do Programa de Bolsas, mais de mil jovens passaram pelo Pré-vestibular e mais de 300 já entraram nas universidades e cursos técnicos.

https://www.redeivg.org.br/wp-content/uploads/2020/02/2022_06_11_Feira-Amigos-do-Monte-Serrat-Fotos-de-Andre%CC%81-Quadros2-1536×1024.jpg

Outra iniciativa é o Programa Comunidades em Movimento, que auxilia na geração de oportunidades por meio de formação, capacitação e fomento da geração de emprego e renda com iniciativas em prol do fortalecimento de trabalhadores e empreendedores de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis.

Entre essas iniciativas estão a Central de Empregabilidade, que presta serviço à comunidade local e do entorno, auxiliando na geração de oportunidades, por meio de formação e inserção no mercado de trabalho; a Feira Amigos do Monte Serrat, que acontece mensalmente na praça da comunidade e reúne expositores do bairro e outras comunidades; e o Turismo de Base Comunitária.

https://www.redeivg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/026-Foto-Andre%CC%81-Quadros-1536×1024.jpg

Além dos programas, a doação fortalece o Fundo IVG de Combate à Fome, criado em meio à crise sanitária e social causada pela pandemia, que busca garantir que as famílias das periferias tenham alimento sobre a mesa e possam manter cuidados essenciais com a saúde, por meio da distribuição de cestas básicas, kits de higiene, alimentos orgânicos. O fundo beneficiou 6.722 famílias com distribuição de 288 toneladas de alimentos, totalizando R$ 962.387,85 investidos em ações de combate à fome.

O Fundo IVG de Combate à Fome ainda conta também com Banco Comunitário que funciona por meio da Moeda Social, onde a doação se transforma em moeda social (uma moeda digital equivalente ao Real), que as famílias cadastradas usam para comprar mantimentos nos mercadinhos também vinculados. A iniciativa funciona em parceria com o ICOM e conta com 1.062 famílias cadastradas e 53 comerciantes. Já são cinco os bancos comunitários nas periferias, com 601 mil investidos pelo IGV em moeda social.

https://www.redeivg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/026-Foto-Andre%CC%81-Quadros-1536×1024.jpg

Já o Programa Pode Crer oferece trilhas formativas gratuitas para crianças, adolescentes e jovens, onde são ensinadas as principais competências e ferramentas para atuação na área de tecnologia, além de criar pontes para inserção destes jovens no mercado formal de trabalho.

O Pode Crer prevê ainda a construção de cinco Centros de Inovação Social (CIS), nas periferias da Grande Florianópolis, começando pelo Monte Serrat, na área central da Capital. Serão espaços de formação profissional e humana, de aproximação entre Centro e periferias, em busca de soluções para velhos problemas sociais (desemprego, fome, violência, déficit habitacional, etc.). O projeto está sendo realizado com patrocínio da Caixa, e apoio da FIESC, ACATE, WOA, Floripa Sustentável e SEBRAE.

Acesse o site do IVG e faça sua doação.

Siga o IVG nas redes:

@redeivg – Instagram

@RedeIVG – Facebook

Instituto Pe. Vilson Groh – YouTube

Compartilhe esta publicação