Saiba como é calculada a taxa de condomínio do seu empreendimento

Muitos acreditam que um empreendimento com uma área de lazer ampla possui um valor de condomínio extremamente alto, mas isso não é real. A manutenção destes espaços tem um custo baixo, necessitando, em geral, apenas de limpeza constante e de um correto acompanhamento dos equipamentos e materiais, como o empreendimento Alameda Domo Clube e Residence, com mais de 15 espaços de lazer comum e onde o valor do condomínio fica a partir de R$421,07. (Valor referente ao mês de Fevereiro/2014)

O que define o valor da taxa condominial a ser paga por cada apartamento, é o rateio das despesas ordinárias, do fundo de reserva e de eventuais despesas extraordinárias. A quantia individual do apartamento é calculada de acordo com a fração ideal, que é o espaço que pertence ao imóvel em relação ao tamanho total do empreendimento. Assim, apartamentos maiores pagam um valor maior de condomínio.

As despesas ordinárias são aquelas que fazem parte do dia a dia do condomínio, como os salários dos funcionários, despesas de consumo (água, luz e gás – das áreas comuns ou de todo o condomínio, quando não houver medidores individualizados), manutenção de equipamentos (elevadores, bombas, portões, etc.) e despesas administrativas.

À quantia final é acrescido um valor correspondente ao fundo de reserva, que normalmente é estipulada pela Convenção do Condomínio. O fundo serve para situações que demandem um gasto extra não previsto no orçamento, como reformas de emergência, direitos pagos a um funcionário do condomínio que foi demitido, entre outros.
 

Compartilhe esta publicação