São José de Portas Abertas ao Turismo

Santa Catarina é surpreendente, não só pela natureza exuberante, clima diferenciado e tradições culturais marcantes, além de tudo isso, a economia catarinense está entre os principais destaques do estado.

Os números positivos da indústria e dos diversos setores que aquecem a economia fazem com que ela desponte no cenário nacional como a quarta maior do país, com uma característica muito importante: a força do setor industrial, superando o setor de serviços. Conforme relatório Viagens & Turismo: Impacto Econômico Santa Catarina, emitido pela World Travel & Tourism Council, o estado é citado como uma das economias mais avançadas, apontando um crescimento de 4,5% ao ano no setor turístico para período de 2009 a 2019.

Estar inserido num cenário favorável já torna um município promissor, mas São José, na Região Metropolitana da Grande Florianópolis é na verdade uma das alavancas para dados tão relevantes. A cidade ocupa a quinta colocação em arrecadação no Estado, mas ele conta ainda com cenários incríveis, belas praias, antigos casarões e pontos turísticos naturais.

Está passando pela região e quer aproveitar o máximo que São José tem para oferecer? A Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José (FMCT) desenvolveu o projeto Viver São José. Segundo o superintendente da FMCT, o projeto busca destacar o que a cidade tem de melhor. “São José tem história, belezas naturais, a Feira da Freguesia, o Parque Gastronômico Maricota, tem religiosidade, tem projetos pioneiros como a Escola do Mar, tem Horto Florestal, tem potencial turístico, tem oportunidades únicas e experiências que serão inesquecíveis para quem vive aqui e para quem quiser Viver São José”, destaca.

O que vale a pena ver

O bairro Ponta de Baixo pela bela vista. O nome, Ponta de Baixo, deve-se ao fato de, neste ponto, o litoral sobressair, avançando mar adentro, marcando o final da baía de São José. O local abriga vários restaurantes, lanchonetes, pizzarias e choperias.

A Praia de Guararema é a principal da Ponta de Baixo e ao redor dela localizam-se os principais restaurantes que tornam o bairro famoso como centro gastronômico. O local teve seus frequentadores reduzidos pela baixa qualidade da água para balneabilidade, mas uma proposta da prefeitura vem para mudar o cenário e tornar a área uma das mais atrativas da cidade. Com a revitalização, a praia se tornará uma via gastronômica, com a implantação de bicicletário, rampa para embarcações, quadra de areia para a prática de esportes, academia ao ar livre e garagens para barcos de pesca artesanal.

São José apresenta ainda um enorme potencial arquitetônico, tendo como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX e de construções isoladas associado a inúmeras belezas naturais-paisagísticas e aos centros gastronômicos.

Beira-Mar de São José – Beira-Mar de São José foi inaugurada em 20 de março de 2014. Sua estrutura conta com pista de caminhada, ciclovias, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alongamento, além do Centro Multiuso de São José.

Centro Histórico

Casa da Câmara e Cadeia – Inaugurada em 1859, funcionava no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência, e é um dos poucos exemplares que ainda possui pedras de cantarias em suas aberturas.

Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros – Nos séculos XIX e XX, a cidade de São José foi um pólo produtor e exportador de louças de barro. A técnica do torno, trazida pelos imigrantes açorianos, difundiu-se com muita força na localidade de Ponta de Baixo, tornando-se o meio de subsistência de dezenas de famílias do bairro. Hoje tem como finalidade recuperar, valorizar e repassar as técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura catarinense.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim – A capela do Nosso Senhor do Bonfim está localizada no alto da Rua do Bonfim, sendo construída entre os anos de 1851 e 1852, com a ajuda de moradores de São José e da persistência do pároco da cidade, Padre Macário César de Alexandria. Sua construção deu origem a procissão do Senhor do Bonfim pelas ruas do Centro Histórico, onde a imagem era transladada da Capela para a Matriz no dia 31 de dezembro, e retomava no dia primeiro do ano. Seu interior é riquíssimo, com importante acervo sacro do século XIX, onde a imagem mais importante é a do Senhor do Bonfim.

Morro Pedra Branca- Com seu pico de 450 metros de altura, permite um visual de rara beleza. Acesso: Rua Francisco Antônio da Silva- Sertão17

Laços com a cidade

Para a Koerich Imóveis, estar de volta ao Município após 40 anos, desde a construção do Bairro Kobrasol, é uma grande experiência. Com o lançamento do K-Platz Center, empreendimento de múltiplo uso que apresenta também um investimento no setor turístico pela chegada do K-Platz Hotel. Para a direção da empresa, o investimento quer dar as boas vindas ao município, com a geração de empregos, investimento e gentilezas urbanas. Walter Osli Koerich, presidente da W Koerich Imóveis ressalta a importância do município “Tudo o que nos estamos fazendo é em prol de São José”, ressalta. 

Compartilhe esta publicação