São José – História e Turismo

O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de Outubro de 1750 por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel, além de receber em 1829, o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado. É banhada pelas águas das baías norte e sul de Santa Catarina, além de cortada pela BR101, rodovia de importância internacional. Segundo dados do IBGE, a população de São José é de 225 mil habitantes.

A base de sustentação da economia josefense está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de 1.500 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos. São José apresenta ainda um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, tendo como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX e de construções isoladas associado a inúmeras belezas naturais-paisagísticas e aos centros gastronômicos.

Conheça alguns pontos turísticos.

Beira-Mar de São José – Beira-Mar de São José foi inaugurada em 2001. Sua estrutura conta com pista de caminhada, ciclovias, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alongamento, além do Centro Multiuso de São José.

Centro Histórico

Casa Gerlach – Das edificações até hoje utilizadas como residência, a Casa Gerlack serviu como pensão e moradia para senhora Diba Gerber, uma das parteiras mais conhecidas na cidade, numa época em que a medicina oficial era difícil e cara.

Casa da Câmara e Cadeia – Sobrado construído em planta retangular coberta em quatro águas com telhas do tipo capa e canal e beiral em cimalha. Inaugurado em 1859, funcionava no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Arquitetura típica de construções espalhadas pelo Brasil, estes sobrados eram construídos quando as vilas alcançavam foros de cidade. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência, e é um dos poucos exemplares que ainda possui pedras de cantarias em suas aberturas.

Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros – Nos séculos XIX e XX, a cidade de São José foi um pólo produtor e exportador de louças de barro. A técnica do torno, trazida pelos imigrantes açorianos, difundiu-se com muita força na localidade de Ponta de Baixo, tornando-se o meio de subsistência de dezenas de famílias do bairro. Hoje tem como finalidade recuperar, valorizar e repassar as técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura catarinense.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim – A capela do Nosso Senhor do Bonfim está localizada no alto da Rua do Bonfim, sendo construída entre os anos de 1851 e 1852, com a ajuda de moradores de São José e da persistência do pároco da cidade, Padre Macário César de Alexandria. Como orago da capela foi escolhido Nosso Senhor do Bonfim, o mesmo que é venerado na cidade de Salvador, na Bahia. Esta escolha se deu devido o Padre Macário ser natural da mesma cidade. Assim sendo, o clérigo encomendou uma cópia da imagem do Senhor do Bonfim diretamente da Bahia. Sua construção deu origem a procissão do Senhor do Bonfim pelas ruas do Centro Histórico, onde a imagem era transladada da Capela para a Matriz no dia 31 de dezembro, e retomava no dia primeiro do ano. Seu interior é riquíssimo, com importante acervo sacro do século XIX, onde a imagem mais importante é a do Senhor do Bonfim.

Ponta de Baixo – Balneário de Guararema – Situado no litoral de São José, apresenta uma maravilhosa vista para o mar e da ilha de Santa Catarina. É possível passar momentos agradáveis, usufruindo das choperias, bares e restaurantes com comidas típicas.

Morro Pedra Branca– Com seu pico de 450 metros de altura, permite um visual de rara beleza. Acesso: Rua Francisco Antônio da Silva- Sertão17

Compartilhe esta publicação