Segurança Total – Gente que Constrói

A qualidade de uma obra deve ser pensada em todos os detalhes. Para chegar ao melhor acabamento é preciso um time equipado e preparado. Por isso, os colaboradores da Koerich Imóveis trabalham de forma organizada e em canteiros de obras limpos, por um local menos propenso a acidentes.


Monitoramentos diários são feitos pela equipe de segurança da empresa, que é composta por duas técnicas de segurança do trabalho e de um engenheiro responsável, Wagner Souza.

Durante as vistorias, as técnicas de segurança do trabalho, Juliana Konig Leal e Jéssica Xavier da Silva, verificam desde a parte de documentação de segurança de cada funcionário da Koerich Imóveis ou funcionário terceirizado, até a cobrança do uso de equipamentos de proteção individual, “É um trabalho contínuo, e que depende de todos (mestres, carpinteiros, pedreiros…) independente da função”, afirma Juliana Leal.

Uma obra é um ambiente que oferece riscos, mas eles podem ser minimizados com a conscientização coletiva de seus colaboradores. Um canteiro de obras bem organizado, por exemplo, otimiza as atividades, reduzindo o tempo da logística de entrega e recebimento dos materiais. “Além de tudo, um ambiente saudável é um ambiente em que todos sentem prazer em trabalhar, tendo mais qualidade de vida e menos afastamentos.”, completa Jéssica Xavier. Os locais de trabalho dos colaboradores Koerich Imóveis são todos equipados com extintores, guarda-corpos, plataformas, andaimes e sinalizações, e, para garantir a segurança individual, os colaboradores fazem a sua parte. De acordo com cada função, o funcionário deve portar: cinto de segurança, protetor auricular, capacete com jugular, sapato de segurança, bota, luva de látex, luva de pano, luva de raspa, filtro solar, creme de proteção e óculos.

A preocupação com o trabalhador é constante, há dois anos os colaboradores das obras da Koerich Imóveis utilizam o modelo MAS de capacete, mais confortável por ter EVA no interior. Pensando nos funcionários, todos os anos, no dia 26 de outubro, quando é comemorado o Dia do Trabalhador da Construção Civil, a Koerich Imóveis elabora uma semana especial para celebrar a data. No ano passado, uma semana de atividades que priorizaram a melhoria das condições de trabalho das obras e escritórios da empresa foi realizada. Os colaboradores foram convidados a assistir palestras de primeiro socorros e de prevenção contra incêndios e a um teatro, que incentivou a segurança pessoal no trabalho.

Neste ano, a semana da prevenção de acidentes também acontece em outubro, com palestras sobre segurança e saúde do trabalho em todos os canteiros de obras. “É uma semana diferente, sem deixar de focar na importância em ações de precaução, para um ambiente de trabalho mais seguro para todos”, afirma a técnica Juliana Leal.

Em outubro, a preocupação com a segurança dos colaboradores pode ser ainda mais evidente, mas não é só nesse mês que ela acontece. Treinamentos periódicos sobre segurança do trabalho são feitos em todas as obras durante todo o ano, garantindo um ambiente saudável e seguro para todos os colaboradores.

Compartilhe esta publicação