Streuselkuchen: a origem das famosas cucas alemãs

Quem fala em culinária alemã logo lembra de pratos como joelho de porco, marreco recheado ou chucrute. Mas não podemos esquecer da cuca alemã! Chamada originalmente de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”, é uma massa doce, praticamente um bolo-pão, que se tornou muito famosa no Brasil.

Famosa principalmente no sul do país, onde a colonização alemã foi mais intensa, muitas receitas trazidas pelos imigrantes ultrapassaram os limites do tempo e permanecem na mesa das famílias por várias gerações. Não existe uma única receita para a cuca, mas uma coisa é certa: o sabor tradicional encanta até os mais exigentes paladares.

A história das Cucas

É importante dizer que antigamente a cuca alemã era um prato servido apenas em ocasiões especiais como Natal, Páscoa e datas comemorativas, pois a matéria prima principal, a farinha, era cara.

Quando se tornou popular em toda Alemanha era servida com as frutas de sua estação como damasco, ameixa, peras, maçãs, cerejas. A receita pode ser enriquecida com ingredientes mais finos como creme de leite, queijo fresco e/ou quark, por exemplo.

Uma iguaria versátil

A receita é fácil e gostosa, com a massa feita na batedeira e composta por açúcar, água, ovo, manteiga, farinha de trigo, sal e fermento biológico. A farofa do prato leva farinha de trigo, canela, manteiga e açúcar. A cuca é assada por quarenta minutos e é uma opção que funciona muito bem para servir como sobremesa e lanche no dia a dia.

Além de cafés, sucos e sodas italianas, as cucas também podem ser harmonizadas com cervejas artesanais, vinhos e espumantes.

Tradição que ultrapassa gerações

Além de manter a paixão pela iguaria, que está presente desde a antiguidade nas mesas das famílias, ela é conhecida pela facilidade na preparação e pelo singular sabor da mistura dos ingredientes, que desperta o paladar e a memória afetiva.

Você pode conhecer um pouco mais dessa tradição na Ah! Cucaria, onde todas as cucas são produzidas artesanalmente todos os dias e servidas sempre frescas. O fermento e o processo de crescimento da massa são respeitados como manda a tradição. Os recheios são preparados com ingredientes frescos e, sempre que possível, orgânicos.

O mérito se deve aos mais de 40 anos de produção de cuca em casa, e o segredo: feitas sempre de maneira 100% artesanal e com a mesma receita da famosa Edla Hetzer, que é preservada na família há várias gerações.

As mais de 40 variedades de cucas doces e salgadas podem ser degustadas na charmosa loja da Ah! Cucaria no Koerich Beiramar Office.

Compartilhe esta publicação