Tendência de decoração: Japandi

O novo estilo de decoração Japandi se tornou tendência no design e arquitetura, surgiu da união de nomes de um país, Japão (Japan em inglês) e a região Escandinávia (Scandi, abreviação). 

Embora as culturas sejam diferentes, o que as une  são dois princípios parecidos: Wabi Sabi e Hygee. O primeiro tem origem japonesa e significa valorizar as marcas deixadas pelo tempo. Enquanto o segundo está ligado ao conceito nórdico de bem-estar e conforto.


O estilo tem a finalidade de reforçar a importância da moradia e do aconchego que ela proporciona, esse pensamento ganhou força durante o período de isolamento social. Essa tendência ainda valoriza a simplicidade e aplicação de elementos naturais nos ambientes.


A relação entre as duas culturas têm uma longa data, a partir de viagens dos dinamarqueses ao Japão há mais de 150 anos em busca de novas inspirações, que foram então incorporadas em seus trabalhos. Essa influência japonesa inicial pode ser vista nas plantas abertas da Scandi e em seu amor pelo minimalismo.

Aplicando o conceito na decoração

Na paleta de cores

O estilo inclui a aplicação de cores mais neutras para criar equilíbrio, tons terrosos, branco, bege, cinza, preto, rosé e verdes suaves.


Atlantique Residence

A paleta híbrida traz o estilo escandinavo leve e arejado e tons terrosos do estilo japonês. A sugestão combina as paredes em tons claros com elementos em tons terrosos e quentes. Essa combinação adiciona calor e confere a sensação de calma de um espaço Japandi.

Invista nas texturas

Elementos artesanais são o ponto chave no Japandi, tramas e matéria prima natural. Peças texturizadas são indispensáveis e conferem mais aconchego para o ambiente, como madeira, vime, fibras e bambu.

É interessante aplicar itens como cobertores, almofadas e tapetes, para criar uma atmosfera acolhedora e coerente com o conceito. Experimente mesclar cerâmicas artesanais com cadeiras de vime, por exemplo.

Formatos

Linhas simples, formas geométricas primárias e sem exageros decorativos. As silhuetas agregam sutileza e beleza para a decoração. Assim, os formatos seguem o minimalismo, o que também ajuda a manter os ambientes organizados, criando naturalmente uma sensação de tranquilidade.


Atlantique Residence

Iluminação natural

Além de aplicar elementos orgânicos no ambiente, o estilo Japandi preza pela iluminação natural. Nos países nórdicos, a incidência de luz solar é muito baixa, com isso buscar alternativas na decoração torna-se a solução.

As janelas são o destaque para a iluminação, quanto mais amplas, melhor para o projeto. O material da cortina precisa ser leve e manter a privacidade, porém não pode bloquear a entrada de luz.

A decoração Japandi envolve a natureza e cria ambientes funcionais, as sugestões trazidas podem ajudar a criar o design ideal para o seu ambiente. 

 

Compartilhe esta publicação