Tons de cinza: os novos queridinhos da decoração

As tendências vêm e vão com muita frequência, mas se tem uma que parece que não vai embora tão cedo são os tons de cinza. Seja na parede, na mobília ou em objetos decorativos, a paleta dos cinzas já fez e continua fazendo muito sucesso.

Para a decoração não ficar monótona, é preciso saber dosar. Separamos algumas dicas para te ajudar a se jogar nos tons de cinza sem errar a mão.

A neutralidade dos tons de cinza

Com uma cartela de tons bem ampla, o cinza vem conquistando cada vez mais espaço pelo fato de ser um tom neutro, ou seja, que combina com todas as outras cores. Para quem deseja uma combinação de cores linear ou busca o contraste, ter uma base cinza pode ser a escolha perfeita. Podemos dizer, inclusive, que ele é o novo bege, só que com uma pegada mais moderna. Além disso, é um ótimo substituto para o branco, já que pode ter opções bem claras e sofisticadas.

Dos mais claros aos mais escuros

Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros.

Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais claros nas paredes e deixar para os móveis, como o sofá, os tons mais escuros. Outra possibilidade é pintar apenas uma parede num tom mais escuro e as demais deixar com tons mais suaves.

Se o ambiente for amplo, você pode arriscar mais. Tome cuidado apenas para não pesar na mão e deixar um clima enjoativo no ar.

Brincando com os contrastes

Para quem ama usar cores na decoração, o cinza pode ser a base perfeita para fazer a festa. Ele é um tom neutro que combina com quase tudo, mas especialmente com o branco, preto, amarelo e tons mais claros (ou mesmo néon) de rosa, verde e azul.

Tome cuidado ao misturá-lo com marrom, vermelho ou roxo. É menos arriscado, neste caso, se você usar tons de cinza claro.

Outra composição interessante é o cinza com o verde das plantas. Trazer a natureza para um ambiente cinza quebra a sensação de rigidez e deixa tudo mais leve e moderno.

Todos os ambientes recebem bem o cinza?

Podemos dizer que sim. Da sala ao banheiro, do quarto à cozinha, o cinza proporciona uma infinidade de possibilidades.

Apesar da cor representar solidez, maturidade e sobriedade, quando bem aproveitada pode deixar a sua casa cheia de personalidade. E, claro, se você não se sente 100% confiante para apostar nestes tons sozinho, lembre-se que um profissional de arquitetura e decoração pode ser seu grande aliado nesta transformação.

Inspirações

Selecionamos alguns ambientes onde o cinza é protagonista para você se inspirar.

Fonte site: Decor salteado
Fonte site: Decor Aid

 

Gostou das dicas? Comente e compartilhe.

Compartilhe esta publicação