Um mergulho no universo dos vinhos

Com a chegada do inverno, o consumo de vinhos aumenta exponencialmente nos lares brasileiros. É o momento certo para os amantes desta bebida milenar realizarem suas degustações em casa. Mas com tantas opções de rótulo e harmonização, é preciso um certo conhecimento para que a experiência seja aproveitada em sua totalidade.

Se você está pronto para aprofundar seus conhecimentos sobre enologia, aprender a escolher, degustar e recomendar vinhos, confira a lista de cursos que separamos.

3 cursos online de Enologia

#1 – Enologia na Prime Cursos

Com certificação e aulas totalmente gratuitas, o curso de Enologia da Prime Cursos vai desbravar assuntos importantes – como escolher o vinho ideal, a história do vinho, como fazer a degustação -, além de aulas que passam por todos os tipos de uva, temperatura para servir e muito mais. São 40h de aulas.

#2 – Curso de Enologia na Escola Certificado

Mais uma opção gratuita e com certificado, este curso de Enologia também garante tudo que é preciso para entender de vinhos como um verdadeiro profissional. Desde o solo para plantio até os tipos de uva, harmonização, vocabulário e glossário básico do vinho, entre diversos outros assuntos. A duração é de 50 horas.

#3 – Enologia na iEstudar

Com uma carga horária ampla (165 horas), este curso de Enologia da iEstudar oferece diversas disciplinas sobre o mundo dos vinhos. Da história, passando pelo plantio e colheita, chegando à mesa, com assuntos relacionados à degustação, momento de servir.

O curso conta ainda com matérias voltadas aos negócios, como montar uma carta de vinhos, serviços de vinho, técnicas de serviços e utensílios e muito mais.

 

E se eu quiser estudar presencialmente?

Se você acredita que pode ser mais interessante aprender sobre o mundo da enologia degustando bons vinhos, a dica é o curso presencial de Tecnólogo em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Com duração de 7 semestres, o curso fornece mais que a formação completa em enologia: fomenta o empreendedorismo através de bases de economia e de gestão e planejamento.

 

Onde degustar e comprar bons vinhos?

A dica é um lugar super charmoso e tradicional na região de Florianópolis: o Emporium Bocaiúva do K-Platz Center, empreendimento mixed use localizado em Campinas, São José, que reúne muitas comodidades e facilidades em um único lugar, incluindo estacionamento rotativo.

A delicatessen funciona no K-Platz Markt, food hall que integra o K-Platz Center, e oferece uma ampla variedade de produtos como chocolates, massas, azeites finos, entre outros de extrema qualidade para levar para casa ou aproveitar no espaço.⠀Os vinhos são os protagonistas. Além das garrafas, há a opção de taças, servidas diretamente das wine stations, que permitem a degustação de vários rótulos selecionados. Uma excelente opção para harmonizar com os pratos servidos pelos restaurantes presentes no K-Platz Markt.⠀

Gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe com quem ama vinhos.

Compartilhe esta publicação