Um passeio pelo Centro de Florianópolis

Não existe desculpa para não viver Florianópolis intensamente. Como no outono e inverno não dá praia, listamos alguns lugares do Centro da cidade que você pode conhecer a pé e melhor, de graça. Além da beleza natural, a cidade oferece museus, edificações históricas e áreas de lazer.

Você pode começar pela Praça Fernando Machado, onde está o Memorial ao Miramar, um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar, quando o aterro ainda não existia e o mar chegava até o Mercado Público.

Logo em frente está a Praça XV de Novembro, a mais tradicional da cidade. Foi nela que, em 1662, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a Vila Nossa Senhora do Desterro. No centro da praça está a Figueira Centenária, uma árvore de 1871. A história da árvore é cercada de superstições: uma delas diz que dar algumas voltar ao redor da figueira pode atrair casamento e dinheiro. Não custa tentar, não é mesmo?

Ao redor da praça estão diversos prédios históricos, na grande maioria restaurados, porém conservando o aspecto arquitetônico original. Entre os estabelecimentos ao redor da praça estão o prédio dos Correios, uma Galeria de Arte Municipal, cafés, farmácias e agências bancárias. Junto à Praça XV, no alto de uma escadaria, está a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Seu nome original é Catedral de Nossa Senhora do Desterro e ela foi erguida em 1678 pelo bandeirante fundados da cidade.

Numa esquina em frente à catedral está o Palácio Cruz e Sousa, que por décadas serviu como a sede do governo de Santa Catarina e chegou a receber a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, com uma exposição permanente no andar superior mostrando como era o edifício antigamente, com pinturas, mobílias e objetos de decoração originais. No andar térreo há uma pequena exposição contando a história do palácio, além de um salão para exposições temporárias.

Antes de visitar as ruas de comércio da região central, que tal caminhar até a Paróquia Luterana? Os prédios, igreja e casarão, contam com mais de 140 anos de história e estão sendo revitalizados pela Koerich Imóveis. Reduto da comunidade Alemã em Florianópolis, além de uma livraria, com um acervo de livros infantis e religiosos, você pode conferir a arquitetura e conhecer como a comunidade ainda mantem suas tradições e hábitos.
 

Compartilhe esta publicação