Uma casa (des)organizada reflete na minha rotina e no meu humor?

Para alguns pode até parecer frescura, mas a verdade é que a organização da sua residência pode interferir diretamente na sua rotina e humor. No Feng Shui, técnica milenar japonesa, por exemplo, acredita-se que manter os ambientes em harmonia resulta em uma grande melhoria na energia vital dos moradores.

E tem dias que o clima de bagunça parece não favorecer em nada, não é mesmo? O fato é que quando você sente a casa organizada, fica muito mais fácil encontrar tudo o que precisa e também melhora de fato a disposição.

Um dos métodos de organização que tem feito muito sucesso nos últimos tempos é o da Marie Kondo. Famosa por seus livros e sua série na Netflix, a guru japonesa tem dicas infalíveis para deixar a casa em ordem. Separamos algumas delas para você.

4 princípios básicos do método Marie Kondo

Dentre os muitos ensinamentos de Marie Kondo, um dos principais talvez esteja relacionado ao minimalismo. Ela defende ter em casa somente aquilo que nos faz feliz.
Então, na hora de organizar devemos sempre retirar o que não faz mais sentido em nossa vida, agradecer e deixar ir. Ao manter apenas o que nos alegra, temos mais espaço para a energia fluir, encontramos tudo com mais facilidade e entendemos que menos é mais.

Aqui vão algumas dicas dela para colocar em prática agora mesmo:

Defina como seria sua casa ideal
Pense no que você gostaria de ter e visualize para depois decorar e organizar. Com esta meta em mente, fica mais fácil concretizar.

Se for pra arrumar, que seja tudo de uma vez
Marie Kondo diz que se for para organizar a casa uma parte por vez, passaremos o resto da vida arrumando. Então, tire um período para fazer tudo de uma só vez.

Não organize por ambiente, mas por categorias
Se for preciso haver uma divisão, que seja por categorias. Primeiro as roupas, depois os livros, os documentos e assim por diante.

Acabe com o que não é necessário
Este quarto passo reforça o princípio apresentado lá em cima. Livre-se de todos os excessos e tenha em sua casa somente o necessário, o que faz sentido e deixa você feliz.

Outras dicas de organização infalíveis

  • Cuidado com o excesso de organizadores. Eles podem ser bastante úteis, dependendo como são utilizados, mas se o objetivo é diminuir, nada de acumular mais.
  • Não guarde manuais de instrução. Leia e jogue fora.
  • Ganhou um presente que nunca usou? Livre-se, sem remorsos.
  • Não guarde fios e cabos que não têm mais função. Mantenha apenas aqueles que esteja usando.
  • Por fim, esvazie todas aquelas caixas com conteúdo do tipo “um dia vou usar”.

Se você ficou interessado em aprender mais com essa guru da organização, assista a série “Ordem na casa com Marie Kondo”. Aproveite e compartilhe estas dicas com quem você acha que está precisando de um incentivo.

Compartilhe esta publicação