Ventilação cruzada: o que é e como a técnica favorece uma atmosfera arejada nos ambientes

Atualmente estamos muito habituados a utilizar mecanismos de ventilação artificial como ventiladores e ar-condicionado. Esses sistemas artificiais são a solução em alguns períodos do ano em que as temperaturas sobem, mas eles não devem ser vistos como a única e principal solução para tornar um ambiente termicamente agradável.

Uma solução arquitetônica que favorece a movimentação do ar no interior dos imóveis é a ventilação natural cruzada, que permite que a entrada de ar atravesse os ambientes, buscando a saída por outra abertura.

Mas por que a ventilação natural cruzada é importante?

É importante pois torna os espaços mais arejados: ela climatiza, melhora a condição térmica e deixa o ambiente mais salubre.

Além disso, a ventilação natural pode diminuir bastante a conta de energia elétrica no final de cada mês.

Para alcançar esse resultado e ter uma construção mais arejada, é preciso estudar a geografia local e saber como posicionar corretamente as aberturas orientadas para o vento dominante. Por esse motivo, é importante o apoio profissional qualificado que examinará o local e desenvolverá um projeto apropriado.

Planta do Costa Azul Clube Residencial.

A ventilação no imóvel acontece através de trocas entre ar interno e externo ou pela própria circulação de ar interior, utilizando-se de janela ou sacada nos extremos da habitação.

Na WKoerich, esta é uma das preocupações dos setores de engenharia e arquitetura, já que trazem tantos benefícios à vida de quem vai morar no imóvel.

Conheça abaixo algumas construções WKoerich que privilegiam a ventilação cruzada:


Costa Azul Clube Residencial

O reconhecido padrão de qualidade WKoerich permeia todo o projeto. Com plantas amplas e otimizadas de 2 a 4 suítes, os apartamentos do Costa Azul foram projetados para se encaixar no seu projeto de vida.

Para atingir tal resultado, utilizam-se técnicas de arquitetura que favorecem os fluxos de ventilação do ar, ou seja, existem grandes fluxos internos de ventilação para que o ar fresco entre pelas janelas, percorra o apartamento e saia por outra abertura.


WOK Residence

WOK Residence é um empreendimento inovador, cada centímetro do residencial foi projetado por profissionais renomados do país e agregaram ao projeto qualidade, experiência, luxo e diferenciais únicos para Florianópolis.

Com uma localização privilegiada, este empreendimento apresenta um desenho sóbrio e marcante, os contornos do edifício que priorizam a circulação de ar e luz deixando o ambiente mais arejado.


eStúdio WOK

Empreendimento moderno, contemporâneo e atual: o eStúdio WOK é altamente funcional, com espaços que atendem as necessidades de cada pessoa de maneira  personalizada. 

Esse projeto foi pensado para oferecer sofisticação, funcionalidade e uma localização que permita ter tudo ao seu alcance.

 

 

Compartilhe esta publicação