Vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e veganos

O vinho é uma paixão para muitos, mas nem todo mundo conhece com profundidade as diferentes formas de se produzir a bebida. Tipos específicos de agricultura originam vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e veganos – cada um com suas particularidades.

Os agrotóxicos, por exemplo, há não muito tempo, não eram utilizados nos cultivos, feitos de forma natural. Era necessário que os agricultores buscassem harmonia entre todas as espécies que habitavam determinada plantação. Hoje, a utilização dessas substâncias é feita em larga escala, porém ainda existem produtores que prezam por técnicas naturais, buscando o mesmo equilíbrio de outrora.

Mas afinal, quais as diferenças entre esses tipos de vinho? Confira.

Vinhos orgânicos

São feitos com uvas cultivadas de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos no vinhedo. Assim, para impedir ameaças à vinha, como insetos, fungos e ervas daninhas, o manejo é baseado em produtos naturais e equilíbrio ecológico.

O solo é uma das principais preocupações nesse tipo de produção. Evitam-se substâncias que não sejam naturais para regular o terreno e a vinha, de forma que pesticidas residuais não sejam ingeridos pelo consumidor.

Vinhos biodinâmicos

Este tipo de vinho, além dos preceitos da produção orgânica, segue a linha filosófica antroposófica de Rudolf Steiner. O conceito é baseado em um ambiente totalmente autossustentável, com a mínima interferência do homem.

Não são usados agrotóxicos e fertilizantes, mas é possível contar inicialmente com preparados biodinâmicos – fórmulas naturais à base de ervas medicinais e minerais – para a recuperação do ecossistema.

Na elaboração dos vinhos, nada de leveduras que não sejam naturais e o mínimo, ou nada, de enxofre.

Com isso, busca-se a recuperação da terra e sua energia vital, culminando em frutos que expressam as características do local de onde vieram.

Vinhos naturais

É importante dizer que nos dois processos já citados, existem órgãos regulamentadores e fiscalizadores que garantem suas procedências. Já neste não, apenas um consenso entre as técnicas utilizadas pelos produtores.

Para a maioria deles, o vinho natural se dá basicamente pelo mosto de uvas orgânicas fermentadas com leveduras naturais, sem qualquer intervenção. E o enxofre é quase sempre banido, assim como muito se opõe ao uso do envelhecimento em carvalho.

São vinhos bastante sensíveis e instáveis, por isso são produzidos com redobrado cuidado e atenção, para que o produto final traga exatamente o sabor mais puro possível das uvas utilizadas.

 

Vinhos veganos

É difícil pensar que um vinho possa conter qualquer tipo de componente de origem animal, não é mesmo? Pois é uma realidade de parte do processo da maioria das produções.

A clarificação é um procedimento que purifica a bebida através de um agente filtrante adicionado ao barril. Isso faz com que os resíduos fiquem no fundo do tanque e sejam eliminados antes do engarrafamento. As substâncias utilizadas nesse procedimento podem ser de origem animal ou mineral. E é importante dizer que elas não permanecem no produto final, porém o uso de proteína animal já é suficiente para excluir o rótulo da categoria de veganos.

E como identificar se um vinho é vegano?

Nem sempre é possível se basear nos rótulos. Mas expressões como “não filtrado”, “não afinado” ou “métodos de autoclarificação natural” significam que o vinho é liberado para os adeptos do veganismo.

O ideal é entrar em contato com o produtor para sanar quaisquer dúvidas.

Sugestões de vinhos para o verão

Agora que já sabemos as diferenças entre eles, que tal algumas dicas? O sommelier do Emporium Bocaiúva, Gastón Diago, traz ótimas indicações de vinhos chilenos que combinam com o verão.

Vinho orgânico e vegano intenso que apresenta linda cor vermelho rubi, aromas de frutas frescas, delicado e elegante, taninos maduros.

País: Chile
Região: Valle de Colchagua
Uva: Pinot Noir
Harmonização: Aves e carnes brancas, peixes, frutos do mar e cozinha oriental

 

Vinho orgânico de cor salmão claro, revela aromas de frutas vermelhas, como morangos, notas florais e toques de frutas cítricas.

País: Chile
Região: Valle de Rapel
Uvas: Blend
Harmonização: Saladas, peixes e frutos do mar

 

Vinho vegano com cor amarelo pálido. Ao olfato, apresenta notas florais de jasmim e rosas e frutas tropicais, sendo frutado na boca.

País: Chile
Região: Vale de Rapel
Uva: Gewurztraminer
Harmonização: Saladas e sobremesas (Petit Gateau)

 

Vinho orgânico e biodinâmico que estagia 14 meses em barricas de carvalho francês.

País: Chile
Região: Valle de Colchagua
Uvas: Blend
Harmonização: Carnes vermelhas, queijos curados e embutidos

Compartilhe esta publicação