WKoerich Imóveis revitaliza Largo Benjamin Constant

Um dos espaços verdes mais conhecidos e queridos de Florianópolis será revitalizado pela WKoerich Imóveis.  As obras do Largo Benjamin Constant têm inicio em Setembro de 2017 e previsão de entrega para Março de 2018. Ao todo são 2.092,65m² de área verde entre as Ruas Almirante Alvin e Vitor Konder. A obra é uma idealização do casal Walter Osli Koerich e Linda Koerich, pessoas apaixonadas por Florianópolis e com uma intensa dedicação a cidade, fomentando desde 1955 projetos que promovem a beleza e a harmonia.

Aprovado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Comap e Floram, com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e da Associação FloripAmanhã, o projeto integra o Boa Praça W Koerich Imóveis, programa que já adotou e revitalizou 13 espaços públicos na cidade e que mantêm esses espaços com limpeza e conservação. Desenvolvido pelo paisagista Jordi Castan, do escritório A Boa Vista Paisagismo, o projeto está sob a supervisão do engenheiro Felipe Koerich e da arquiteta e urbanista Ana Carolina Ogata, ambos da W Koerich Imóveis.

Para Jordi, o projeto do Largo Benjamim Constant é um dos maiores desafios que o escritório já enfrentou, pois o largo sofreu ao longo dos anos diversas intervenções, sem planejamento. “Foram plantadas mais árvores do que o Largo comporta e o resultado é que existe hoje uma disputa por espaços. Será preciso selecionar as que podem permanecer, as que precisam ser podadas e as que devem ser retiradas” explica.

Um dos trabalhos mais marcantes e importantes do local é o Petit Pavê, uma obra do artista plástico Hassis e que se encontra em estado deteriorado, o que torna o projeto ainda mais desafiador. O principal objetivo é recuperar todos os desenhos originais, colocados em 1965 sob a supervisão do próprio Hassis. Os desenhos ilustram o cotidiano da comunidade da época, sendo o desenho do avião, em memória à queda de um avião da Esquadrilha da Fumaça em 1961, o mais memorável.

Para Salomão Sobrinho, representante do Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente, da FloripAmanhã, a revitalização e adoção do Largo Benjamin Constant tem o mesmo significado que teve as demais praças. “Significa beleza, conforto, segurança e bem-estar para os habitantes da região e pessoas que visitam a cidade. O Largo tem uma história relevante para Florianópolis”, complementa.

Melhorias

Além da recuperação de todo o Petit Pavê e seleção das árvores, o projeto prevê a instalação de novos bancos, lixeiras, recuperação da calçada, paisagismo, iluminação e a reestruturação do quiosque e do Ponto de Táxi. A sinalização recebe a inspiração de grandes centros culturais, com placas indicando a distância de diversos pontos do centro da cidade.

Curiosidades

O primeiro registro catalogado sobre o Largo Benjamin Constant é encontrado no Mapa de Alfredo d’Escragnolle Taunay – Presidente da Província de Santa Catarina, de 1876. Nomeado Largo da Princesa, o local contribuiu na expansão da cidade sobre as colinas, interligando uma rede viária na região. Por volta de 1907, quando o Governo Municipal abre concorrência para promover novas obras de expansão na região, o Largo da Princesa recebe o nome de Largo Benjamin Constant, em homenagem a Benjamin Constant Botelho de Magalhães, militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro.

Em uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em 1961, em comemoração aos festejos da entrega de espadins aos novos oficiais do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado, dois aviões se chocaram. O avião pilotado pelo Tenente – Aviador Durval Pinto Trindade caiu na parte norte do largo Benjamin Constant, rompendo fios de alta tensão e batendo no solo, projetando-se até a garagem da casa do Paulo Vieira da Rosa (General Rosinha), deixando o avião completamente destroçado e levando à morte do piloto. O General Rosinha foi prefeito logo depois entre os anos de 1964-1966.

De importante localização estratégica para o crescimento de Florianópolis, a região do Largo Benjamin Constant foi  também a região do  primeiro Supermercado Pegue e Pague da capital, o Supermercado Koerich, em 1962.

O casal Walter Osli Koerich e Linda Koerich comemoram em 2017, 60 anos de casados e,  receberam a singela homenagem da empresa com a mudança do nome para W Koerich Imóveis.

Nos anos 70 existiam na cidade dois pontos de encontro da juventude – a Avenida Beira-Mar Norte e o Bar do Kioski. A Turma do Kioski, como ficou conhecida, atraía diferentes gerações e ajudou a quebrar velhos costumes e tabus da sociedade da época por meio de um saudável anarquismo, já que a época era de uma política complicada.

Nomes conhecidos na cidade como Karin Machado, Ricardinho Machado, Deba (Aberbal Alcantra), Cacau Menezes, Celso Ramos Neto, Viti Wintrich, Rô Koerich, Nenem Alves, Beto Stodieck, Denise Richard, Rômulo Azevedo, Max Moura, Luiz Paulo Peixoto, entre tantos outros, fizeram história e deixaram sua contribuição para a história do Kioski. Gilberto Gil é um nome famoso que esteve no local nos anos 70.

Compartilhe esta publicação