Zonas de recarga para emoções

Em um mundo pós pandemia, a discussão sobre saúde mental e bem-estar ganhou ainda mais destaque na mídia e tornou-se motivo de debate entre as pessoas. Afinal, vivemos momentos de incerteza, insegurança no trabalho e distanciamento da família e amigos. 

No meio desse processo, locais de visitação voltados ao bem-estar e saúde mental começaram a surgir. Conheça essa tendência em espaços públicos pelo mundo.


A preocupação com o tema manifestou-se de diversas maneiras, na capital da Espanha um projeto chamado “La Lloreria” (sala do choro), foi instalado em um espaço público de arte.  A ideia do projeto é eliminar o tabu e o preconceito ligado à saúde psicológica e ao ato de chorar. 

La Lloreria

O espaço é acolhedor, repleto de cores e luzes neon, como forma de encarar os sentimentos de forma leve. Na parede há telefones instalados para quem precisar desabafar com outras pessoas, até mesmo um psicólogo. 

Em uma das paredes da sala está escrito – “No último ano 40% dos espanhóis tiveram sintomas de depressão, e outros 30% apresentaram problemas de ansiedade.” Qualquer um pode entrar no ambiente para reorganizar seus sentimentos e procurar ajuda.

Nos Estados Unidos também foi possível vislumbrar a mesma preocupação com a recarga de emoções para melhoria da saúde mental. O Mandala Lab é uma exposição interativa e de reflexão, aberta ao público no museu Rubin, em Nova Iorque. 

Mandala Lab

A exposição convida os visitantes a explorar suas emoções através de elementos do budismo. O Mandala Lab apresenta experiências sensoriais, incluindo – vídeos, instrumentos de percussão, aromas e esculturas – que guiam para uma jornada de autoconhecimento.

O projeto é inspirado na mandala, uma ferramenta de ensino budista que pode ser usada para aprender a confrontar sentimentos de orgulho, apego, inveja, raiva e ignorância. De acordo com a perspectiva budista essas emoções confundem a visão sobre o mundo.


   A mandala possui quatro quadrantes e um círculo em seu centro.

O primeiro encontro dos visitantes acontece com um grande espelho e a pergunta fixada na parede “Confira o seu orgulho”, levando a reflexão de como veem a si mesmos e aos outros. No espaço amarelo ficam quatro cilindros com diferentes afirmações, cada pessoa deposita uma ficha no sentimento que mais se identifica. 

A próxima parada tem o objetivo de superar o sentimento de apego através da liberação de aromas personalizados pelos artistas. A “biblioteca de aromas” foi distribuída em seis estações, que mesclam audiovisual e exploram as emoções e a memória olfativa.

Os sentimentos relacionados à inveja são explorados através de uma escultura circular produzida com luzes de led. 

O objetivo é fazer com que as pessoas observem a escultura de perto. Assim é possível alcançar o equilíbrio entre mente e corpo ao sincronizar sua respiração com o aumento e diminuição da luz.  A “orquestra de gongos” leva os visitantes a canalizar sua raiva batendo com força no instrumento e levando-o a baixar na água.

O quadrante que trata da ignorância surge durante a saída da exposição. Nele existem telas de toque para selecionar um sentimento e em troca receber um ensinamento relacionado, para ajudar na organização das emoções.

Sentimentos difíceis de lidar e mudanças ocorrem em todas as fases da vida, impactam a maneira como nos vemos e enxergamos o mundo à nossa volta. Por isso é essencial o surgimento de mais espaços reservados para recarga de emoções, que colaboram para uma transformação positiva.

A WKoerich preocupa-se com os moradores e investe em bem-estar e qualidade de vida nos empreendimentos. 

No Clube Residencial Costa Azul foi projetado um ambiente exclusivo para a prática do Yoga. O espaço ao ar livre e integrado à natureza é um convite para recarregar as emoções.

Compartilhe esta publicação